As vantagens e as desvantagens da internacionalização

A internacionalização pode desvendar várias vantagens para uma empresa, assim como despoletar um rol de desvantagens para a empresa para as quais ela pode ainda não estar preparada.

Grandes vantagens da internacionalização

Divulgação

A internacionalização permite desde logo ampliar a reputação da marca/empresa.

Maior volume de vendas

Com o posicionamento da empresa nos mercados internacionais consegue-se maximizar a procura e o volume de vendas.

Menor custo de produção

Ao beneficiar de economias de escala e de custos fixos de produção, a internacionalização pode também trazer custos salariais e de matérias-primas inferiores. Melhor do que aumentar as vendas, é aumentar as vendas e o lucro.

Uniformização de processos

A resposta às exigências internacionais torna o produto mais competitivo nos diferentes mercados, elevando os seus processos de produção.

Posicionamento estratégico

A empresa consegue posicionar-se estrategicamente, quer relativamente a clientes (distribuição), quer em relação à produção ( investigação, desenvolvimento e montagem).

Aumento de sinergias

Ao atuar no mercado mundial, a empresa goza de novas sinergias, conseguindo entrar em parcerias e em canais de distribuição internacionais.

Principais desvantagens da internacionalização

Custos elevados e retorno demorado

A entrada no palco internacional tem o seu preço e o retorno não é imediato, bem pelo contrário: pode demorar muito a compensar o investimento da empresa.

Burocracias

A empresa tem de responder a padrões internacionais, diferentes dos que está habituada. Os regimes fiscais e as licenças a obter podem gastar recursos importantes da empresa.

Adaptação de processos

Para responder às novas necessidades, há que adaptar os esquemas da empresa. Alguns produtos, por exemplo, requerem a criação de novas infraestruturas para o seu transporte. 

Especialização

A internacionalização é um salto grande para uma empresa. Isso acarreta muitas vezes a contratação de profissionais experientes. Isso por si não é uma desvantagem, mas o preço a pagar por ter mais colaboradores competentes já o pode ser.