As Desvantagens de Trabalhar à Noite

Trabalhar à noite é uma moeda de duas faces, tendo as suas vantagens e desvantagens. Na face das desvantagens encontramos as seguintes como principais.

Adaptação

Quem vai trabalhar à noite terá de passar por um período de adaptação a este turno. A noite serve para descansar e repor as energias. O organismo tem um funcionamento biológico e psíquico, sendo preciso passar por um período de adaptação que pode ser mais longo e doloroso para algumas pessoas. 

Isolamento

À noite o trabalhador pode ter apenas a companhia dos morcegos. Quem tem problemas em trabalhar e em estar sozinho pode sentir muitas dificuldades em trabalhar à noite.

Saúde

A grande desvantagem de trabalhar à noite está nos danos provocados à saúde. O ser humano está programado para trabalhar durante o dia e repousar à noite. A falta de exposição à luz solar é responsável por irregularidades nos órgãos e na pele. O sistema nervoso da pessoa é abalado, assim como a memória e a resistência física. 

A falta de exercício físico e uma má alimentação podem originar danos sérios na saúde. Um estudo brasileiro refere que a hipótese de ter problemas cardíacos é 30% maior nas pessoas que trabalham à noite e que a taxa de colesterol dos pacientes que trabalham à noite é maior.

Mau sono

A qualidade do sono não é das melhores pois os ruídos são mais fortes de dia e há mais iluminação. Não dormir um período mínimo de sono pode ter consequências na saúde e na produtividade da pessoa, pois a resistência do organismo é colocada em causa.

Cansaço, mudança de humor e mesmo depressão podem-se verificar nos trabalhadores noturnos.

Acidente de trabalho

Caso não descanse o suficiente, a probabilidade de sofrer um acidente de trabalho aumenta. A sua segurança está em risco.

Família

Trabalhar à noite significa não estar com a família ou negligenciá-la. Os horários são diferentes e o contacto possível é bem menor. Casar o tempo entre a família e o trabalho é uma das grandes desvantagens de trabalhar à noite. 

Vida social

Além da família, também os planos com amigos e conhecidos são cada vez mais escassos. É difícil conciliar a vida profissional noturna e a vida social.