IRS

As despesas familiares que pode colocar no IRS em 2018

Conhece todas as despesas familiares que pode colocar no IRS em 2018? Apresentamos as categorias de despesas, percentagens e tetos máximos

IRS

As despesas familiares que pode colocar no IRS em 2018

Conhece todas as despesas familiares que pode colocar no IRS em 2018? Apresentamos as categorias de despesas, percentagens e tetos máximos

Descubra as despesas familiares que pode colocar no IRS em 2018, relativamente às despesas realizadas no ano de 2017.

Despesas de saúde

No IRS de 2017, a entregar em 2018, cada contribuinte poderá deduzir agora 15% das despesas de saúde suportadas, até um limite de 1.000 euros. Eis o que pode deduzir:
  • Despesas com seguros de saúde;
  • Taxas moderadoras suportadas em consultas, hospitais e exames;
  • Despesas com medicamentos isentos de IVA ou sujeitos à taxa reduzida de 6%;
  • Despesas com produtos ortopédicos / médicos.

Despesas com a educação

Se teve despesas com educação e formação – mensalidades, propinas, livros e manuais escolares ou outros produtos - e tem as faturas que o comprovem, poderá deduzir 30% do valor suportado até 800 euros.

Despesas com a habitação

Quer seja arrendada ou comprada, a sua casa também lhe confere direito a deduções em sede de IRS. No IRS de 2017, a percentagem dedutível ao rendimento obtido é de 15%. No caso das rendas, não poderá deduzir mais de 502 euros ou até aos 800 euros se o rendimento coletável foi inferior a 7000 euros. Já os juros de empréstimos à habitação têm um limite dedutível fixado nos 296 euros para a maioria dos contribuintes. Mas quem ganhou menos de 7000 euros poderá deduzir até 450 euros de juros de dívidas relacionadas com a compra ou construção de casa.

Despesas com lares

Se tem familiares a seu cargo em lares de 3ª idade, saiba que no IRS de 2017 ainda pode continuar a deduzir as despesas suportadas com este serviço. A este nível, sem mudanças: pode deduzir 25% das despesas mas nunca mais de 403,75 euros.

Pensões de alimentos

E se paga pensões de alimentos, é mais uma despesa que pode colocar no IRS de 2017. Ao seu rendimento será dedutível o correspondente a 20% do que suportou durante o ano, sem limite de deduções.

IVA de faturas

Às despesas familiares a colocar no IRS de 2017 juntam-se ainda as dos sectores da restauração, hotelaria, cabeleireiros e estética, mecânica e veterinário. No máximo, pode deduzir ao seu rendimento 250 euros, sendo que as Finanças contabilizam apenas 15% do IVA suportado com esses serviços.

Despesas gerais

O mesmo poderá que fazer com as despesas gerais familiares, as despesas que não se enquadram nas outras categorias. Pode deduzir 35% das despesas gerais familiares, com um teto máximo de 250 euros por contribuinte (500 euros por casal).

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.