Sabe o que têm em comum a Apple, a Samsung, a Google, a Microsoft e a Amazon? Ocupam os primeiros lugares na lista das 500 marcas mais valiosas do Mundo em 2016. Aliás, sem grandes alterações face a 2015.
Porque são as que mais mobilizam os consumidores, são consideradas as marcas mais valiosas do planeta. A Brand Finance incluiu 500 na lista de 2016, mas revelamos as primeiras 10.
Apple é quem vale mais no mundo
A consultora Brand Finance voltou a analisar uma série de parâmetros, atribuindo pontos por cada um deles a cada uma das marcas. A atenção vai para os indicadores financeiros e de sustentabilidade da empresa, ditando a avaliação e, por conseguinte, a posição no ranking.
E apesar de não haver novidades face a 2015, nas primeiras cinco marcas mais valiosas do Mundo, há algumas que ainda melhoraram a performance. É o caso da líder Apple. A empresa continua a ser a mais valiosa da lista da Brand Finance. O gigante tecnológico valorizou-se ainda mais 14% em 2016.
Eis a lista das 10 marcas mais valiosas do Mundo:
Marca | Avaliação 2016 (milhões de dólares) | Avaliação 2015 (milhões de dólares) | Avaliação 2014 (milhões de dólares) |
Apple | 145,918 | 128,303 | 104,680 |
94,184 | 76,683 | 68,620 | |
Samsung Group | 83,185 | 81,716 | 78,752 |
Amazon.com | 69,642 | 56,124 | 45,147 |
Microsoft | 67,258 | 67,060 | 62,783 |
Verizon | 63,116 | 59,843 | 53,466 |
AT&T | 59,904 | 58,820 | 45,410 |
Walmart | 53,657 | 46,737 | 44,779 |
China Mobile | 49,810 | 47,916 | 31,845 |
Wells Fargo | 44,170 | 34,925 | - |
Neste relatório Brand Finance Global 500 não há uma marca portuguesa. Em 2015 encontrava-se a EDP, avaliada em 3,146 milhões de dólares. A Energias de Portugal já integrava a lista em 2014, mas caiu do posto 476 para a posição 499 do ranking em 2015.
Pode consultar o relatório completo das 500 marcas mais valiosas de 2016 no site da Brand Finance.