Sabe o que têm em comum a Apple, a Samsung, a Google, a Microsoft e a Amazon? Ocupam os primeiros lugares na lista das 500 marcas mais valiosas do Mundo em 2016. Aliás, sem grandes alterações face a 2015.

Porque são as que mais mobilizam os consumidores, são consideradas as marcas mais valiosas do planeta. A Brand Finance incluiu 500 na lista de 2016, mas revelamos as primeiras 10.

Apple é quem vale mais no mundo

A consultora Brand Finance voltou a analisar uma série de parâmetros, atribuindo pontos por cada um deles a cada uma das marcas. A atenção vai para os indicadores financeiros e de sustentabilidade da empresa, ditando a avaliação e, por conseguinte, a posição no ranking.

E apesar de não haver novidades face a 2015, nas primeiras cinco marcas mais valiosas do Mundo, há algumas que ainda melhoraram a performance. É o caso da líder Apple. A empresa continua a ser a mais valiosa da lista da Brand Finance. O gigante tecnológico valorizou-se ainda mais 14% em 2016.

Eis a lista das 10 marcas mais valiosas do Mundo:

Marca

Avaliação 2016

(milhões de dólares)

Avaliação 2015

(milhões de dólares​)

Avaliação 2014

(milhões de dólares​)

Apple145,918128,303104,680
Google94,18476,68368,620
Samsung Group83,18581,71678,752
Amazon.com69,64256,12445,147
Microsoft67,25867,06062,783
Verizon63,11659,84353,466
AT&T59,90458,82045,410
Walmart53,65746,73744,779
China Mobile49,81047,91631,845
Wells Fargo44,17034,925-

Neste relatório Brand Finance Global 500 não há uma marca portuguesa. Em 2015 encontrava-se a EDP, avaliada em 3,146 milhões de dólares. A Energias de Portugal já integrava a lista em 2014, mas caiu do posto 476 para a posição 499 do ranking em 2015.

Pode consultar o relatório completo das 500 marcas mais valiosas de 2016 no site da Brand Finance.

Confira o significado dos nomes das marcas mais famosas.