Sabia que pode arrendar ou comprar casas da Segurança Social?

Existem casas da Segurança Social disponíveis para venda e para arrendar. As casas da Segurança Social provêm de prédios de serviços, das antigas Caixas de Previdência e de dações em pagamento dos devedores à Segurança Social.

Onde posso encontrar as casas da Segurança Social para arrendar ou comprar?

É na Bolsa de imóveis da Segurança Social que se encontram todos os imóveis da Segurança Social para venda ou arrendamento. O interessado pode fazer uma marcação e visitar os imóveis. Para isso ele deve marcar a visita nas fichas dos imóveis ou através de e-mail (igfss-bolsa-imoveis@seg-social.pt) ou por telefone (707 202 207).

Como funciona a compra dos imóveis da Segurança Social?

É possível comprar (ou arrendar) imóveis da Segurança Social por concurso ou por ajuste direto.

No concurso, o interessado tem de fazer uma proposta superior ou igual ao valor base por carta fechada até um certo dia, à semelhança do concurso do Portal das Finanças. A maior proposta ganha o concurso, que se realiza duas a três vezes por ano.

No caso do ajuste direto, não é necessário esperar pela data limite, podendo o interessado apresentar uma proposta a qualquer hora. A proposta tem de ser feita no Requerimento de Proposta de Compra de Imóvel, sendo a adjudicação realizada por ordem de chegada das propostas. Se forem entregues diversas propostas no mesmo dia para o mesmo imóvel, ganha a proposta de maior valor.

É possível concorrer a mais do que um imóvel, preenchendo-se um requerimento para cada. Os vencedores recebem uma carta registada em casa com aviso, devendo o contrato de compra e venda ser assinado em 5 dias úteis, pagando-se um sinal de 5%.

Para mais informações sobre Segurança Social, IRS, poupanças e emprego, siga a página de Facebook do Economias AQUI.