Por: Patrícia Roque

Apoios para pessoas com doenças crónicas

As doenças crónicas são condições permanentes que produzem incapacidades ou que possam exigir longos períodos de cuidados. As doenças crónicas pesam no orçamento de qualquer pessoa. Conheça os apoios que existem para ajudar as pessoas com doenças crónicas:

1. Proteção Especial de Invalidez

A proteção especial de invalidez é um subsídio atribuído a pessoas que, por motivo de doença, têm uma incapacidade permanente para o trabalho e que possam evoluir rapidamente para uma perda de autonomia com impacto negativo na profissão que estão a exercer. Exemplos destas doenças são a esclerose múltipla, a doença de Alzheimer ou as de foro oncológico. Esta subvenção é paga enquanto se manifestar a situação de incapacidade e até ser convertida em pensão de velhice.

2. Subsídio de Assistência a filho com doença crónica

Se tem um filho com doença crónica, então o melhor é pedir o subsídio de assistência a filho com doença crónica. Este subsídio pode ser concedido até um limite de 4 anos.

Como é calculado este subsídio?

Este subsídio corresponde a 65% da Remuneração de referência. A Remuneração de referência é o total das remunerações dos seis meses anteriores ao segundo mês que antecede o início do impedimento para o trabalho a dividir por 180.

Exemplo:

Se deixou de trabalhar em dezembro, então os seis meses a considerar serão os meses de abril a setembro.

Se nesses seis meses teve um rendimento de 6000€, então…

Como requerer?

Pode pedir este subsídio através da Segurança Social Direta ou presencialmente num serviço de atendimento da segurança social, através deste formulário.