Ano comercial: quanto dias tem?

O ano comercial tem 360 dias já que se considera que cada um dos meses do ano tem 30 dias, sem distinção entre o tipo de dias (entre dias úteis, dias de fim de semana e feriados).

Utiliza-se frequentemente o ano comercial na contabilidade e na matemática financeira, no intuito de simplificar os cálculos que envolvem datas.

Ano comercial e ano civil

O ano comercial é imutável (360 dias) enquanto o ano civil é variável (365 ou 366 dias). O ano comercial é inferior ao ano civil, visto este ter 365 ou 366 dias (em anos bissextos). O ano civil começa a 1 de janeiro e termina a 31 de dezembro.

Este ano civil é alterado de quatro em quatro anos, baseando-se no movimento da Terra, somando-se um dia a mais no mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias, assim como o ano civil passa a ter 366 dias, e a ser chamado de ano bissexto.

Ano comercial e ano fiscal

Enquanto o ano comercial tem 360 dias, o ano fiscal pode ter diferentes durações, de acordo com o país, a empresa e o seu tipo de negócios. Assim o ano comercial pode coincidir ou não com o ano fiscal, dependendo de caso para caso.

Em Portugal e no Brasil o ano fiscal coincide com ano civil, apresentando 365 dias, a começar a 1 de janeiro e terminado a 31 de dezembro.