Descubra se deve preencher o anexo SS, no caso de ser trabalhador dependente e independente em simultâneo (de acumular trabalho dependente com recibos verdes).

Anexo SS para trabalhadores por conta de outrem

Quem é trabalhador por conta de outrem e teve outros rendimentos para além do trabalho dependente, como rendimentos derivados de recibos verdes (trabalhador independente), deve preencher e entregar o IRS entre 1 de abril e 31 de maio (em 2018 há apenas um período de entrega).

A questão mais complexa é se este profissional deve entregar ou não o anexo SS, que serve para enquadrar o trabalhador independente na Segurança Social.

A partir de 2015, o anexo SS passou a ser entregue também por trabalhadores dependentes com atividade independente aberta, apesar de não ser necessário preencher o quadro 6 deste anexo SS.

Segundo o site da Segurança Social, estão obrigados a preencher o anexo SS (mas dispensados de preencher o quadro 6) os trabalhadores independentes que acumulem esta atividade com trabalho por conta de outrem e que por esta razão lhes tenha sido atribuída isenção de contribuições para a Segurança Social.

Estas condições aplicam-se também a quem recebe pensões de invalidez ou de velhice.

Quem passou apenas um ato isolado, não tendo atividade independente aberta, não tem de preencher o anexo SS. Só quem tem atividade aberta como independente é que deve entregar o anexo SS.

Leia sobre recibos verdes: quem tem de entregar o IRS?

Se tem de entregar o anexo SS veja como preencher este anexo.