Uma das formas que tem ao seu alcance para alterar a morada do Cartão de Cidadão é online, no portal e.portugal.gov.pt. Vamos ajudá-lo, descrevendo o processo em detalhe.

Alterar a morada do Cartão de Cidadão no portal ePortugal: passo a passo

O processo de alteração de morada tem duas fases: o pedido de alteração de morada e a confirmação da nova morada. O que descrevemos em seguida é o processo de submissão do pedido de alteração de morada.

Vai precisar de ter consigo:

  • o seu Cartão de Cidadão, um leitor de cartões compatível (e o software para utilizar o cartão) ou a chave móvel digital (CMD, com o respetivo PIN);
  • PIN de autenticação e PIN da morada do Cartão de Cidadão (que constam da carta de códigos que lhe deram aquando da emissão do cartão);
  • a nova morada completa.

Agora, tome nota:

  1. Pode alterar a morada de um menor de 16 anos: o processo permite que faça a alteração de morada "em nome de um terceiro" (confira no nosso passo a passo).
  2. Para o processo online tem que ter, ou um leitor de cartões (e respetivo software) ou a CMD. Se não tem nenhum deles e pretende, mesmo, seguir pelo online, saiba que mesmo que utilize agora a CMD, na etapa de confirmação da nova morada, tem obrigatoriamente que usar o seu Cartão de Cidadão e, portanto, terá que ter um leitor de cartões e o respetivo software.
  3. O facto de agora pedir a nova morada online (através da CMD, por exemplo), não o impede de, depois, ir presencialmente a um serviço público fazer apenas a confirmação de morada;
  4. Se tem o leitor de cartões e o software, ótimo, é o que vai usar, também, na etapa 2 de confirmação da nova morada.

Se pretende ativar a chave móvel digital, veja como em Chave móvel digital: o que é, para que serve e como obter passo a passo.

Quanto ao leitor de cartões, trata-se de uma ferramenta simples e barata que encontra em qualquer loja de artigos informáticos. Tem uma ligação USB que ligará ao seu computador. Uma pesquisa rápida na internet por "leitor de cartão de cidadão" permite-lhe encontrar leitores a 5, 10, 15 euros. Assegure-se apenas que é compatível com o seu computador. Para o leitor, obtenha o software respetivo no site da aplicação governamental, aqui: Aplicação Autenticação.gov para computador.

E agora, vamos então submeter o pedido de alteração da morada online:

Passo 1: aceda ao site da eportugal.gov, à página de alteração do Cartão de Cidadão, diretamente aqui: eportugal.gov.pt - alterar morada.

Passo 2: desça na mesma página, onde lhe surgem 3 opções, escolha a coluna da esquerda e clique na caixa azul "alterar online".

 

Passo 3: escolha a opção "Cartão de Cidadão" na página "Faça a sua autenticação com". Depois clique em "Continuar". Se pretende usar a CMD avance para o Passo 6, abaixo.

Tome nota:

Se vai alterar a morada de um terceiro, um filho menor, por exemplo, o cartão a inserir no leitor, deve ser de quem está a fazer o pedido.

Passo 4: introduza o seu Cartão de Cidadão no seu leitor de cartões e autorize que o ePortugal faça a leitura dos seus dados, clicando na caixa azul "Autorizar".

Passo 5: preencha o "PIN da autenticação" (4 dígitos, que estão na sua carta de códigos do cartão) e faça "OK". Aguarde que o sistema processe a sua informação. Avance agora para o Passo 10.

Passo 6: escolha a opção "Chave Móvel Digital" e o modo como pretende fazer a autenticação (escolhemos o telemóvel).

Passo 7: introduza o seu número de telemóvel e o PIN da sua CMD e depois clique em "Autenticar":

Passo 8: introduza o código que recebeu via SMS e clique em "Confirmar":

Passo 9: volte a "Confirmar", depois do sistema processar a informação.

Passo 10: quer tenha usado o Cartão de Cidadão, ou a CMD, clique em "Aceito" na página que lhe vai surgir com o início do processo de alteração da morada.

Passo 11: verifique as instruções que lhe surgem agora e, no final dessa página, clique em "Seguinte".

Passo 12: confira os seus dados e selecione se está a alterar a morada em nome próprio ou de terceiro. Depois de tudo preenchido, clique em "Seguinte".

  • Se pretende alterar a própria morada, deixe a caixa de dropdown conforme lhe aparece ("Em nome Próprio") e verifique / preencha os seus dados.
  • Se pretender alterar a morada de terceiro (um filho, por exemplo) abra a caixa dropdown na seta e escolha "Em nome de um terceiro" (neste caso, os seus dados mantêm-se e terá que preencher os dados referentes ao "Terceiro").

Passo 13: na página que lhe surge, tem várias opções que pode assinalar, escolhendo as entidades onde quer alterar a sua morada. Preencha os dados solicitados e clique em "Seguinte".

Passo 14: agora, na nova página, introduza o código-postal da nova morada e clique na lupa. Confirme os dados e clique em "OK".

Passo 15: introduza os dados referentes à sua morada e clique em "Seguinte".

Passo 16: para concluir o pedido, confirme os seus dados assinalando "SIM" e clique em "Seguinte".

Passo 17: saia da página, clicando em "Sair da Sessão, na caixa preta, no canto superior direito" (pode fazer, antes disso, "consultar processos" e verificar se o seu pedido foi inserido com sucesso).

Terminado o processo, aguarde pela chegada, pelo correio, na sua nova morada (cerca de 5 dias úteis no território continental) de uma carta com um código para confirmação da morada. 

A primeira etapa está concluída. A 2.ª parte só pode ser realizada quando chegar a carta com o código para confirmação. Esta segunda etapa é autónoma da primeira. Pode usar outro meio (que não a internet) para a concluir.

Saiba como fazer nesta segunda fase, quais as opções disponíveis e o que fazer em cada uma delas em Confirmar a morada no Cartão de Cidadão: onde e como fazer.

Caso não receba a carta de confirmação ou tenha outras dúvidas sobre o Cartão de Cidadão, pode ligar para o número 211950500 ou enviar um e-mail para cartaodecidadao@dgrn.mj.pt.

Se a carta se extraviar e não a receber, de facto, pode pedir uma segunda via de carta-pin

Perdeu os códigos associados ao seu Cartão de Cidadão?

Para o processo de alteração da morada no Cartão de Cidadão precisa dos códigos do seu cartão, quer o faça pela internet, quer recorra a um balcão físico. Se não sabe onde anda a carta que recebeu aquando da emissão do cartão:

  • se pediu o Cartão de Cidadão antes de 16 de abril de 2018, tem que pedir a emissão de novo cartão.
  • se pediu o cartão após 16 de abril de 2018, pode recuperar os códigos PIN num balcão de atendimento do Cartão de Cidadão (custo de 5 euros). Só depois de ter os códigos, é que pode pedir a alteração de morada.

Saiba o que fazer em todas as situações relacionadas com os códigos de segurança do seu cartão em Segunda via de carta-pin: saiba tudo sobre os pin do seu Cartão de Cidadão.

Perdeu o seu Cartão de Cidadão? Saiba o que tem de fazer em Perdeu o Cartão de Cidadão? Saiba como cancelar e renovar o seu cartão.

Quanto custa mudar a morada no Cartão de Cidadão?

Se o fizer online, o serviço é gratuito. Se ficou com a impressão que processo online é muito complicado, ou não pretende comprar um leitor de  cartões ou aderir à CMD, tem sempre os balcões físicos de atendimento. Nos espaços / lojas cidadão o serviço é gratuito. Nos balcões de atendimento do Cartão de Cidadão (balcões do IRN), o custo é de 3 euros, a pagar no momento em que faz o pedido.

Depois do que leu aqui, decidiu que não quer fazer a alteração de morada online? Ou, não tem cartão de cidadão? Nesse caso, veja como alterar a morada de outras formas em Como alterar a morada no Cartão de Cidadão.

Conheça ainda todas as particularidades associadas à renovação do Cartão de Cidadão, e saiba como fazer, em Renovar o Cartão de Cidadão: em caso de perda, caducidade ou alteração de dados.

Paula Vieira
Paula Vieira

Economista pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É consultora em processos de fusão e aquisição de empresas, finanças e gestão.