Alterar a morada do cartão de cidadão não tem de ser uma perca de tempo em filas de espera. Altere a morada online. Basta ter um leitor de cartões, o cartão de cidadão, a carta com os pins do cartão ou a chave móvel digital e seguir estas instruções.

3 formas de alterar a morada do cartão de cidadão

Há 3 formas de alterar a morada do cartão de cidadão:

  • Presencialmente: dirija-se a um Espaço Cidadão ou a um balcão de atendimento do Cartão de Cidadão
  • Telefone: instale no seu telemóvel a aplicação "autenticação.gov" (para android e IOS), tenha à mão os dados da sua chave móvel digital e ligue 300 003 990, em dias úteis e aos sábados.
  • Online: no Portal ePortugal, autenticando-se com o seu cartão de cidadão ou chave móvel digital. Saiba como obter a chave móvel digital no artigo:

Passo a passo para alterar a morada do cartão de cidadão online

1 - Entre no site ePortugal. Passando por cima (sem carregar) no separador "Cidadãos" aparece a opção "Alterar a morada do Cartão de Cidadão". Em alternativa, aceda diretamente aqui.

2 - Em "Alterar online" clique na caixa azul "Alterar agora":

alterar morada cartão cidadão

3 - O próximo passo é a sua autenticação. Tem duas alternativas:

  • Autenticar-se com o cartão de cidadão: introduza-o no leitor de cartão de cidadão (que pode comprar ou, em alguns casos, está embutido no seu computador) e clique em "Cartão de Cidadão". Surgirá um campo para preencher o "Pin de autenticação" (4 dígitos) que consta da carta que foi enviada para a sua morada quando fez o cartão de cidadão. 
  • Autenticar-se com a chave móvel digital: surgem os campos para preenchimento do número de telemóvel e do PIN da sua chave móvel digital. Clique em "Autenticar" e de seguida insira o código de segurança que lhe foi enviado por sms, email ou twitter, conforme a sua escolha.

4 - Leia a informação exibida na página e ao fundo clique em "Seguinte".

5 - Se quer alterar a morada do seu cartão de cidadão, escolha "Em nome Próprio" (os seus dados são exibidos automaticamente). Se a alteração disser respeito ao documento de outra pessoa escolha "Em nome de um terceiro" e preencha a informação relativa ao cartão de cidadão do terceiro:

alterar cartão de cidadão

Na alteração de morada de terceiro o cartão de cidadão a ser inserido no leitor de cartões é o da pessoa que efetua o pedido em nome do terceiro.

6 - Clique em seguinte. Da lista de entidades exibidas, selecione, com um visto, aquelas a quem quer que a alteração de morada seja comunicada: IEFP, Caixa Geral de Aposentações, Via Verde, EDP, EPAL, ACP, INATEL, Estádio Universitário de Lisboa e Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

O pedido de alteração de morada do cartão de cidadão é, ainda, automaticamente comunicado às entidades envolvidas na iniciativa do Cartão de Cidadão, como sendo: bilhete de identidade, cartão de contribuinte, cartão de beneficiário da Segurança Social, cartão de utente do Serviço Nacional de Saúde e cartão de eleitor.

7 - Por fim, indique a nova morada, preenchendo os campos apresentados. Clique em "Seguinte", verifique os dados fornecidos e confirme o pedido clicando em "Sim":

confirmação alterar o cc

Vai receber uma carta de confirmação na nova morada

Depois de alterar a morada do cartão de cidadão online, vai receber na sua nova morada uma carta de confirmação, no prazo de 5 dias úteis. Siga os passos constantes dessa carta para finalizar a alteração.

Caso não receba a carta de confirmação ou tenha outras dúvidas sobre o cartão de cidadão, pode ligar para o número 211950500 ou enviar um email para cartaodecidadao@dgrn.mj.pt.

Andrea Guerreiro
Andrea Guerreiro
Licenciada em Direito e mestre em Direito Fiscal pela Universidade Católica Portuguesa. É advogada, professora e formadora.