O que seria de nós sem a ajuda dos colegas de trabalho? Todos os dias os colegas de trabalho ajudam-nos em diferentes tarefas e permitem-nos desabafar e afastar as pressões do trabalho com uma pequena conversa e um simples sorriso.

Se pensarmos bem nisso, não faltam razões para agradecer a um colega de trabalho, mas este artigo do Economias foca-se nos meios de agradecimento. Você pode fazer um agradecimento a um colega de trabalho de diferentes formas.

1. Dizê-lo pessoalmente

É uma forma simples, mas poderosa e muitas vezes esquecida. Levante-se e dirija-se ao seu colega de trabalho, estenda-lhe a mão e dê-lhe os parabéns, seja por ser o seu aniversário ou por ter realizado um bom trabalho.

Confesse o quanto aprecia o seu trabalho e o seu contributo. Sublinhe a sua importância para o grupo e para a empresa.

2. Valorizar o trabalho no seio do grupo

Apregoe o trabalho do colega na plataforma do grupo, seja o Slack, o Facebook, etc. Utilize emojis para enfatizar o agradecimento. Envie um e-mail com o seu obrigado e com os seus parabéns para todos os envolvidos no trabalho em questão.

3. Escrever frases de agradecimento ao colega

Também pode enviar um e-mail pessoal a esse colega com o seu agradecimento. Envie uma ou duas frases sinceras de agradecimento e junte uma imagem gif engraçada. Será uma agradável surpresa no meio de tanto e-mail desinteressante.

Outra opção é deixar um post-it escrito e desenhado (pode ser um simples sorriso) no computador ou no local de trabalho do colega.

4. Oferecer uma ajuda (nem que seja mínima)

Uma forma prática de agradecer é oferecer a sua ajuda numa determinada tarefa. Disponibilize-se a ajudar o colega de trabalho naquilo que ele precisar de momento.

5. Fazer recomendações do colega

Não esquecendo a importância das redes sociais, pode recorrer ao LinkedIn para publicamente recomendar o seu colega de trabalho, nas áreas que este mais se destaca.

6. Dar um pequeno presente

Uma forma final de agradecer ao colega de trabalho é oferecer-lhe algo, seja um café, uma sobremesa, o lanche, uma ferramenta nova de trabalho, uma pequena recordação, etc.

Como pode ver, não faltam formas de agradecer a um colega de trabalho. A maior parte delas gratuitas. Se tiver uma ou mais destas ações ficará para sempre na memória do seu colega de trabalho.