Agradeça por Estes 5 Direitos no seu Local de Trabalho

Os direitos no trabalho são dados como adquiridos por muita gente. Mas nem sempre foi assim, muito pelo contrário: só em décadas próximas se concretizaram alguns destes direitos. Já pensou o que seria se não tivesse estes direitos respeitados no seu trabalho?

Segurança no trabalho

A implementação de medidas de segurança no trabalho parece uma necessidade óbvia mas foi só nos anos de 1970 que se começou a tornar-se uma realidade. Hoje estas medidas salvam milhares de acidentes de trabalho e de mortes.

Descriminação

A proibição da incriminação por raça, sexo, religião, nacionalidade e idade data da década de 60. Até então era admissível culpabilizar um trabalhador por estas razões.

Repúdio do assédio

O assédio sexual começou a ser levado a sério unicamente no final da década de 70, tal como o combate da incriminação por gravidez.

Horas extra

As horas extra devem ser pagas pelo empregador ao trabalhador. É um direito que este tem. Mas para o obter foram precisas várias batalhas sindicais. No passado o trabalhador trabalhava mais do que 40 horas semanais e não tinha direito a qualquer pagamento extra por isso.

Despedimento com justa causa

Um dos direitos do trabalhador é o despedimento com justa causa. Se ele não for respeitado no local de trabalho, ele pode fazer cessar imediatamente o contrato de trabalho. O despedimento com justa causa por parte do trabalhador pode dar direito a indemnização e a subsídio de desemprego.