Bem-estar

ADSE Direta: como pedir o reembolso?

Quer saber como pedir o reembolso de despesas de saúde através da ADSE Direta? Saiba como proceder, que documentos precisa e simule os valores

Bem-estar

ADSE Direta: como pedir o reembolso?

Quer saber como pedir o reembolso de despesas de saúde através da ADSE Direta? Saiba como proceder, que documentos precisa e simule os valores

A ADSE Direta é um serviço online com objetivo de agilizar o processo de reembolso aos beneficiários e, por isso, é a forma mais fácil de pedir os reembolsos de serviços prestados em regime livre. Este serviço permite-lhe ainda consultar todos os cuidados de saúde realizados em entidades convencionadas, consultar os descontos entregues à ADSE e emitir a declaração para efeitos de IRS. A ADSE permite reembolsar até 80% do valor total de um serviço de saúde (até um limite máximo definido por lei). Veja as tabelas do regime livre (ou seja, dos prestadores de serviços que não têm acordo direto com a ADSE).

Como pedir o reembolso de um serviço prestado em regime livre?

Para fazê-lo basta entrar na ADSE Direta com os seus dados de acesso, clicar em “Envio de Documentos para Reembolso”, criar um novo processo e inserir os dados da fatura do serviço. Depois de inserir os dados e as digitalizações dos documentos originais, deverá enviar para a morada indicada na Capa do Processo, os seguintes documentos:
  • Original comprovativo do pagamento;
  • Prescrição médica, se solicitada;
  • Ouros documentos complementares específicos, consoante o serviço.
Nos documentos deve constar sempre o nome, o NIF e o Número de Beneficiário de ADSE. Os reembolsos devem ser pedidos no prazo de seis meses depois da ocorrência do cuidado de saúde a que se referem. Pode consultar neste simulador, qual o reembolso aplicado ao seu serviço. O reembolso é feito através de transferência bancária.

ADSE Direta para Prestadores de Serviços de Saúde

É também este serviço que permite aos prestadores de serviços de saúde validar os direitos dos beneficiários, acompanhar a sua faturação e registo de regularizações e propor a inclusão ou exclusão de cuidados.

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.