9 Razões para sair sempre do trabalho a tempo e horas

Não precisa de se sentir culpado por sair do trabalho a tempo e horas. Existem várias razões para sair do emprego à hora certa, quer seja trabalhador ou mesmo chefe.

1. É pontual de manhã

O trabalhador que entrai e sai do trabalho a tempo e horas prima pela pontualidade. Sair na hora certa de fim de trabalho é uma prova da organização, da competência e da pontualidade do trabalhador.

2. É um direito

Se é dever do trabalhador entrar a horas, também é seu dever (ou pelo menos direito) sair do trabalho à hora certa.

3. Mostra disciplina

Cumprir o horário de trabalho à regra obriga a desenvolver disciplina, um sentido de organização e uma capacidade de execução meticulosa. Assim, sair do trabalho a horas só pode ser visto como sinal de competência/eficiência e nunca de preguiça.

4. Obriga o trabalhador a definir prioridades

Por falar em organização, respeitar o horário permite identificar as prioridades no trabalho, eliminar o que não é relevante e responder acertadamente às necessidades do momento.

5. Aumenta a produtividade

Quem adia a hora de saída do trabalho cai na tentação de procrastinar. Para se aumentar a produtividade é preciso localizar as falhas existentes, sendo a procrastinação uma das mais sonantes.

6. Permite um maior descanso

A razão de se trabalhar 8 horas por dia prende-se na necessidade de descanso por parte do trabalhador e na queda de produtividade após tanto tempo de trabalho. Forçar a barra depois do horário normal de trabalho tem um efeito contraproducente. Ser viciado em trabalho não equivale necessariamente a ser um bom trabalhador.

7. Aumenta a qualidade de trabalho

Sair a horas do trabalho também contribui para a qualidade do trabalho efetuado já que a pessoa pode descansar, relaxar, ler, dormir e ter uma vida pessoal bem separada da profissional. Quando as duas estão separadas, a pessoa consegue dar uma melhor resposta a cada uma delas.

8. Mais tempo para investir em melhoria pessoal

Com mais tempo disponível para si, além de se sentir melhor e de ser capaz de dar uma resposta acertada, a pessoa pode também cultivar os seus conhecimentos e crescer enquanto indivíduo.

9. Permite tomar melhores decisões

Com o desenvolvimento pessoal também é possível tomar decisões mais acertadas.

Depois das razões, o como. Veja como conseguir sair sempre a tempo e horas: