9 Perguntas a fazer se vai comprar um carro usado

Se vai comprar um carro usado deve ter em atenção possíveis truques do vendedor.

Apesar das razões para se comprar um carro usado serem fortes, todo o cuidado é pouco quando se faz um grande investimento.

Para evitar complicações na compra de carro usado pode fazer perguntas como as seguintes.

1. Posso ver o registo das revisões?

Deve informar-se ao máximo sobre a manutenção feita ao automóvel. Quando se mudou o óleo do motor e dos travões, quando se trocaram os pneus, quando se mudaram as pastilhas dos travões, etc. O vendedor deve apresentar um livro de serviço ou recibos das últimas manutenções.

2. Já mudou a correia de distribuição?

Uma pergunta específica que deve fazer sobre a manutenção automóvel refere-se à mudança da correia de distribuição, uma peça essencial para o funcionamento do motor, cuja mudança é dispendiosa e que pode ser envolvida na negociação do preço do automóvel.

3. Que tipo de utilização o carro teve?

Os carros parados por longos períodos de tempo podem apresentar problemas a curto prazo. Pergunte sobre o uso que o carro teve. O uso diário na cidade pode apresentar mais desgaste num veículo do que o uso na autoestrada, por exemplo.

4. Alguma vez teve um acidente?

Mesmo que não obtenha a resposta mais honesta, deve tentar saber ao pormenor o histórico do veículo. Se o carro esteve envolvido num acidente é necessário saber a extensão dos danos e a eficiência da reparação.

5. Qual a razão de vender o carro?

Ao comprar um carro a um particular pode inquirir sobre a razão do dono desejar se ver livre do automóvel. Respostas vagas podem estar a esconder algo sobre o estado do veículo.

6. Quais os problemas que o carro tem?

Pergunte abertamente sobre o que há a melhorar no funcionamento do carro, desde ar condicionado a caixa de velocidades, de escovas à direção, dos pneus ao fecho central. É importante conhecer todas as manhas de um veículo antes de o comprar. Alguns problemas podem ser facilmente contornáveis, outros nem tanto.

7. Tem o título de propriedade em mão?

Convém pedir para ver o registo de propriedade do veículo para fugir a esquemas nas vendas dos automóveis.

8. Como posso fazer o pagamento?

Se realmente quer comprar o carro deve perguntar sobre o método de pagamento. O negócio pode ficar pendurado caso não haja acordo no método de pagamento.

9. Qual o historial deste veículo?

Esta é uma pergunta que pode fazer numa loja do cidadão ou numa conservatória automóvel, com a matrícula do veículo, para saber o historial do automóvel e descobrir se o vendedor está a esconder algo importante sobre ele.

Veja como evitar burlas na compra e venda de automóveis.