9 Maneiras de ser mais produtivo trabalhando em casa

Espreite as formas de ser mais produtivo no trabalho a partir de casa. Quem trabalha em casa tem desvantagens pela frente, desvantagens estas que podem colocar a produtividade em jogo.

1. Estabelecer um horário de trabalho

Estipule um horário para trabalhar em casa, como se trabalhasse num escritório. Isto ajuda a criar rotinas e a impedir interrupções: este é o seu horário de trabalho. Só no final é que se pode dedicar a outras tarefas e pessoas. Escolha o horário onde está mais atento e em que consegue ser mais produtivo.

2. Fazer pausas constantes

Dentro deste mesmo horário de trabalho deve delinear alguns espaços para fazer pausas (para café, redes sociais, e-mails, etc.). Uma das razões para fazer pausas no trabalho é o descanso do corpo e da mente, essenciais para a produtividade.

Sempre que verificar que o trabalho não está a render deve também parar por um pouco. Conheça os sinais que lhe dizem que precisa de fazer uma pausa.

3. Fazer uma lista de objetivos

Faça uma lista de trabalhos a realizar durante o dia. O mais importante deve ficar em primeiro lugar na lista e ser feito logo de início.

4. Organizar o espaço de trabalho

Retire as distrações da sua vista. Coloque na sua secretária apenas aquilo que precisa para trabalhar. Trabalhar sentado tem vários perigos, pelo que é melhor forçar-se a levantar-se para buscar algo que necessite.

Reveja a decoração e a iluminação do espaço de trabalho. Abra a janela. Trabalhe um pouco na varanda. Compre uma boa cadeira e um monitor de qualidade. Não trabalhe na cama ou sofá.

Mantenha o espaço de trabalho organizado para conseguir fazer um trabalho também ele organizado.

5. Vestir-se para o trabalho

Trabalhar de pijama não ajuda à motivação e à qualidade do seu trabalho. Mesmo que trabalhe em casa pode vestir-se como se fosse trabalhar fora e encarar o trabalho exatamente da mesma forma (com seriedade).

6. Mudar de ares aqui e ali

Quando o facilitismo de trabalhar em casa se transforma em tédio, está na altura de começar a trabalhar noutros locais. Procure espaços públicos gratuitos com condições para trabalhar. Trabalhe fora de casa dia sim, dia não, para ter a sensação que a semana passa mais depressa.

7. Apontar as várias ideias

Tenha o bloco de notas aberto para apontar rapidamente qualquer ideia interessante que tenha. A memória pode falhar no meio de tantas responsabilidades.

8. Alimentar-se bem

Fuja do comodismo da comida rápida. Tenha sempre uma garrafa de água e alimentos saudáveis como maças e frutos secos à mão para se alimentar.

9. Direcionar os e-mails

O tempo que se perde diariamente a ver a caixa de correio eletrónico é imenso. Direcione os e-mails dos contactos profissionais diretamente para uma pasta marcada como “urgente” e abra apenas esses e-mails. Tudo o resto pode esperar.

Se é um pai ou uma mãe que trabalha a partir de casa, veja as dicas para trabalhar em casa e tomar conta dos filhos.

Conheça ainda dicas para ser um bom trabalhador freelancer.