Você está feliz por estar empregado/a. Mas triste pelo seu amigo/a não estar. É aqui que entra em cena este artigo do Economias. Estas são as formas de você ajudar um amigo que está de momento no desemprego.

Contactos

Provavelmente conhece alguém na sua rede de contactos que pode estar interessado em serviços na área do seu amigo ou amiga. Você é um ponto de ligação, pois consegue unir dois contactos completamente desconhecidos entre si.

Oportunidades

Como está no mercado de trabalho, também pode estar mais atento à abertura de vagas. Você pode ser uma fonte de informação em primeira mão, avisando o seu amigo da vaga e quem sabe até recomendar o amigo para o lugar, se a pessoa for realmente competente e se conhecer os recrutadores (e eles a si, confiando no seu trabalho).

Saída

Se quiser mudar de emprego terá de deixar o seu lugar para outra pessoa. Se o seu amigo for da sua área de formação e tiver bons conhecimentos gerais no cargo, pode dar-lhe a formação específica necessária para o trabalho e recomendá-lo para o seu lugar.

Trabalho extra

Se tiver muito trabalho em mãos, ou a sua empresa, pode delegar algum trabalho para o seu amigo que está livre, se este dominar o assunto.

Empresa

Se gostava de ter o próprio negócio e de trabalhar com o seu amigo, pode equacionar começar uma empresa ou um negócio part-time com ele.

Ideias

Se tiver uma ideia de negócio mas não tiver disponibilidade para avançar com ela, também pode contar a mesma ao seu amigo para este a aproveitar.

Orientar

Caso tenha mais experiência profissional que o seu amigo e este estiver um pouco desorientado quanto à sua carreira e ao que fazer em seguida, pode honestamente dar-lhe recomendações e orientações sobre o que acha que ele deve fazer. A sua opinião pode ser uma ajuda importante para este.

Currículo

Pode também ajudar o seu amigo a retocar o currículo, completando-o e melhorando-o de acordo com a sua visão do mundo de trabalho.

LinkedIn

Pode ainda recomendar este amigo no LinkedIn, nas áreas em que ele é especialista.

Tenha cuidado com as frases que diz ao amigo desempregado.