8 Vantagens financeiras de envelhecer

Envelhecer não traz só problemas e complicações. Envelhecer traz também algumas vantagens, sobretudo no que diz respeito às finanças.

1. Ofertas e descontos de idade

Existem preços especiais para pessoas sénior, sejam entradas em espetáculos, descontos em óculos, viagens a preços especiais, reduções no gás e eletricidade, nos equipamentos municipais, nos transportes públicos, etc. Algumas coisas são mesmo gratuitas, como cursos e viagens municipais.

Esteja atento aos diversos descontos para reformados.

2. Contas especiais

Também na banca se encontram características especiais para pessoas com mais anos no corpo, como a conta poupança reformado, por exemplo.

3. Seguros mais baratos

Em diversos seguros, a idade é uma vantagem, com o preço dos seguros a baixar com o aumento da idade.

4. Reforma

Muita gente sonha com a reforma e em fazer o que quer. Um grande benefício da reforma é o tempo: ter tempo para fazer o que se quer, sem existir a necessidade de trabalhar para pagar as contas.

5. Apoios sociais

As pessoas mais velhas têm direito a apoios sociais específicos como o complemento solidário para idosos.

6. Deduções de IRS

Também existem deduções específicas para pessoas mais idosas e alguns reformados com reformas de menor valor estão mesmo dispensados de entregar a declaração de IRS.

7. Rendimento extra

A reforma é uma oportunidade de fazer o que se quer. Existem diferentes formas de melhorar as finanças na reforma, ficando ao critério de cada a melhor opção.

8. Menos despesas

Uma última vantagem de envelhecer é a estabilidade financeira. Se é verdade que podem surgir novas despesas, como a medicação, também é um facto que os filhos vão crescendo e que a vida se vai simplificando, exigindo menos coisas e menos despesas.

Por outro lado convém prestar atenção aos possíveis problemas financeiros na reforma.