8 Vantagens de ser Freelancer no Século XXI

O mercado de trabalho está em mudança. Cada vez mais se trabalha fora do escritório e em horários menos tradicionais. Com o virar de face do mundo de trabalho surgem novas oportunidades para os trabalhadores freelance, que apresentam vantagens importantes, quer para as empresas, quer para si mesmos.

Seguir a paixão

Pouca gente tem a felicidade de trabalhar naquilo que gosta, de seguir a sua paixão. Alguns têm a coragem de se despedir e seguir o seu sonho. Uma das vantagens de ser freelancer é trabalhar sempre com gosto, pois o trabalho corresponde à sua paixão e especialidade. Um trabalho feito com gosto sai sempre melhor.

Horários flexíveis

Nada de trabalhar com horários rígidos. Um freelancer tem a vantagem de fazer os próprios horários de trabalho. Por causa dessa flexibilidade, um freelancer é um alvo apetecível pelas empresas, sobretudo se ele não tiver um contrato de trabalho. Esta vantagem pode dar lugar porém a desvantagens.

Pausas

O freelancer pode fazer as pausas que quiser no trabalho, prestando atenção a outras vertentes da sua vida.

Autonomia

O freelancer é o seu próprio patrão. Ele não tem um supervisor em cima do seu ombro a dar-lhe ordens, ele é livre.

Escolhas

Como ele é autónomo, o freelancer pode escolher os trabalhos que quer fazer e os novos desafios a enfrentar.

Fuga à rotina/mobilidade

O freelancer tem a vantagem de poder trabalhar onde e como quiser, não estando sujeito ao trânsito da hora de ponta e obrigatoriamente sempre ao mesmo espaço de trabalho.

Contactos

Um freelancer está em constantemente networking, online e na vida real. Quem está no mundo corporativo está mais estagnado neste capítulo e com mais dificuldades em arranjar um novo trabalho.

Felicidade

Por fim, segundo um estudo norte-americano, 90% dos freelancers admitem estarem mais felizes como freelancers do que em trabalhos anteriores.

Confira se tem as características para ser um bom freelancer.

Espreite ainda 10 trabalhos que se podem fazer em casa.