8 sinais de que está prestes a perder o emprego

Saiba estar atento ao sinais de que está a perder o seu emprego e faça algo para evitar a situação.

Avisos de superiores

Se já foi avisado no passado de que deveria melhorar o seu desempenho e ainda não o conseguiu, é bem capaz de ter o emprego por um fio.

Atitude do chefe

Se a atitude do chefe para consigo mudou de repente, este pode estar a esconder algo. Ser evasivo, ignorar ou criticar pode não querer dizer nada, mas também pode querer dizer tudo. A atitude dos próprios colegas de trabalho pode também significar que estes sabem de algo que você não sabe.

Esteja atento ao comportamento dos superiores. Pode encontrar sinais de que a empresa não vai bem.

Não entrar nos planos

Se a empresa anda a fazer reuniões e planos para determinadas atividades ou projetos e você não está incluído, descubra qual a razão para isso acontecer. Podem estar a pensar dispensá-lo.

Mudança de gerência

Se a empresa mudar de gestores, estes podem trazer novos funcionários para a empresa. É sempre uma hora para duvidar da segurança do seu posto de trabalho.

Problemas financeiros

Qualquer funcionário pode estar prestes a perder o emprego quando a empresa se encontra em dificuldades económicas.

Delegar tarefas

Quando lhe pedem para passar tarefas suas para outros colegas pode significar que já não as vai fazer mais. Na verdade, pode não vir a fazer mais nada na empresa.

Novos funcionários

Se contratarem novos funcionários para uma posição semelhante à sua, estes podem vir a ocupar o seu lugar.

Análise de trabalho

Se começarem a surgir perguntas do nada sobre o seu desempenho, ou se fizerem avaliações do trabalho dos colaboradores, isso pode querer dizer que existirão cortes de pessoal.