8 Regras de ouro para ter colaboradores mais felizes

Ter colaboradores mais felizes equivale a ter colaboradores mais motivados e mais produtivos, o que é vantajoso para o negócio e para a empresa. Para ter trabalhadores mais felizes nem é preciso muito, muitas vezes é suficiente adotar medidas bem simples.

Comunicar

Um colaborador é mais feliz no desempenho do seu trabalho quando ele assimila a importância das suas tarefas e sente o apoio dos seus superiores. Quando um chefe sabe falar com o seu trabalhador e se dispõe a escutá-lo, este último sente-se mais motivado e relevante na empresa.

Envolver

Envolva todos os colaboradores nos planos da empresa. Pode por exemplo começar a semana por fazer uma reunião, estipulando em conjunto planos de ação e colocando as devidas observações.

Entender

Uma empresa é como uma família, mas um patrão ganha mais ao ser uma mãe benevolente do que um pai castigador. Não obrigue o seu “filho” a ficar de castigo na empresa a trabalhar fora de horas por exemplo, e entenda que este tem a sua vida pessoal fora da empresa.

Flexibilidade

Conceder flexibilidade de trabalho aos colaboradores torna a realização das tarefas por parte destes mais prazerosa e eficaz. Se há a possibilidade de escolher trabalhar a um horário mais tardio ou a partir de casa, pode muito bem conceder essa opção ao colaborador, se este conseguir ser assim mais produtivo.

Formação

O tempo de aulas até era divertido, pela companhia dos amigos. Pode perfeitamente colocar os seus funcionários numa sala de aulas novamente, ao juntar os mesmos para receberem/darem formação. Estará a juntar o útil ao agradável.

Convívio

Não faça só um jantar de empresa por ano, como o de Natal. Marque um convívio de tempos a tempos, com os seus colaboradores e deixe-os fugir ao stress do trabalho por um pouco e ganhar mais confiança uns com os outros, quer colegas, quer superiores.

Recompensar

Toda a gente gosta de ver o seu trabalho reconhecido. Desde meras palavras de elogio a pequenos prémios, como bilhetes para um filme, concerto ou partida de futebol, recompensar um colaborador pelo seu trabalho mantém-no motivado e feliz.

Promover

Uma forma de manter um trabalhador estimulado e deste querer dar sempre o seu melhor, é dando-lhe a perceber que ele tem hipóteses de progredir na empresa. Conceda-lhe novos desafios, aumentando-lhe as responsabilidades, se o quiser ver feliz e a dar sempre o litro pela empresa em vez de o ver a procurar emprego na concorrência.

Quando um trabalhador merecer realmente uma promoção pelo seu desempenho, conceda-a. Ele será um exemplo a seguir pelos outros colaboradores.