8 Medidas para aumentar a produtividade

Para aumentar a produtividade da empresa pode instaurar algumas das seguintes medidas. Minimizar as interrupções no trabalho é meio caminho andado para se conseguir mais eficiência por parte dos trabalhadores no desempenho do seu trabalho.

1. Bloquear os sites tentadores

O bloqueio de sites como o Facebook evita desde logo a procrastinação do trabalhador nas redes sociais.

2. Controlar o histórico de navegação

Anunciar que o histórico de navegação da internet será analisado será o suficiente para colocar os colaboradores de mão atrás no rato antes de procrastinar na internet.

3. Limitar a realização de reuniões

Reuniões demoradas, mal planeadas e mesmo desnecessárias são uma forte razão para se colocar a produtividade da empresa em risco.

4. Restringir uso do telemóvel pessoal

Se o uso do telemóvel no trabalho for restringido ao mínimo, consegue-se ganhar diariamente importante tempo útil de trabalho.

5. Trabalhar em open space

Trabalhar em open space tem vantagens e desvantagens. Para o empregador existe a vantagem do controlo e do contacto direto com o trabalho dos colaboradores, impedindo a procrastinação.

6. Permitir o teletrabalho

Os estudos dizem que os trabalhadores são mais produtivos em casa. Se deixar os trabalhadores trabalharem em casa algumas vezes por mês pode descobrir se os estudos têm ou não razão.

7. Diminuir a comunicação eletrónica

Aposte mais na comunicação direta na empresa, em vez de se perder um quarto de hora a preparar e a enviar um único email.

8. Estimular os colaboradores

Tente estimular e recompensar os colaboradores pelo trabalho desempenhado e pelos resultados obtidos.

Esteja atento aos grandes inibidores da produtividade no trabalho e analise a fundo como aumentar a produtividade da empresa.