5 Linhas de financiamento para empresas

Estes são cinco exemplos de linhas de financiamento que as micro, as pequenas e as médias empresas têm ao seu dispor em Portugal.

1. Crédito Capitalizar

A linha Crédito Capitalizar disponibiliza um montante total de 1.600 milhões de euros às PME portuguesas. Divide-se em cinco linhas de crédito, com diferentes objetivos e dotações.

2. Portugal 2020

O Portugal 2020 é um programa europeu que garante 25 mil milhões de euros para Portugal até 2020. Tem como objetivos estimular o crescimento e a criação de emprego em Portugal.

3. Linha Crédito Caixa Capitalização

Ainda para as empresas viradas para o mercado internacional, existe a Linha Crédito Caixa Capitalização. Poderão ser englobadas nesta linha as empresas com um volume de negócios inferior a três milhões de euros, sendo permitido o reforço do fundo de maneio.

O limite por empresa depende do plano de investimento estipulado. O prazo de reembolso é de 5 anos. 

4. Business Angels 

A linha de financiamento Business Angels destina-se a novos projetos empresariais, contemplando um total de 15 milhões de euros.

5. Comércio Investe

A linha Comércio Investe presta apoio a projetos de investimento promovidos por empresas ou por associações empresariais destinados à promoção da inovação de processo, organizacional e de marketing nas empresas do setor do comércio.

Um projeto pode ter um apoio máximo de 35 mil euros e uma empresa de 20 mil euros.