O primeiro emprego ensina lições importantes sobre o trabalho, sobre as pessoas e sobre o dinheiro. Se ainda não conseguiu encontrar o primeiro emprego, ou se já não se lembra bem do primeiro trabalho, aqui ficam para avaliação algumas lições essenciais que se aprendem com esta experiência.

1. O dinheiro custa a ganhar

O fim do mês demora a chegar, sobretudo para quem trabalha pela primeira vez. Ninguém se esquece do que fez com o primeiro salário, já que ele era muito ansiado. Para se obter o primeiro salário foi preciso lutar imenso. É quando se começa a trabalhar que realmente se aprende o valor do dinheiro: o quanto ele custa a ganhar.

2. Todas as coisas têm um preço

Quando os pais deixam de financiar os custos dos filhos é que se começa a aprender o verdadeiro preço das coisas. Não só existe um preço por um bem, como também existe um preço em trabalho: é tempo de trabalho realizado pelo trabalhador para pagar esse mesmo bem. É com o primeiro emprego que se começa a fazer um orçamento mensal e a se pensar duas vezes antes de comprar algo, já que o dinheiro custou a ganhar.

3. Quando não se poupa pouco resta ao fim do mês

O salário tem um valor fixo para todos os meses mas traz-se sempre menos do que isso para casa, já que existem impostos e contribuições a pagar. Feitas deduções e pagas as despesas de habitação, transporte, alimentação, serviços, etc., pouco resta do ordenado ao fim do mês.

3. Os trabalhos chatos ficam para os novos trabalhadores

Por mais animado que esteja por finalmente começar a trabalhar, existem tarefas chatas que têm de ser desempenhadas pelo trabalhador mais novo. Mesmo os trabalhadores mais antigos têm tarefas que não lhes agrada a fazer todos os dias.

4. Nem toda a gente ajuda no trabalho

Existem colegas de trabalho que ajudam nas tarefas como podem e que se preocupam com a adaptação do novo trabalhador. Outros não se preocupam minimamente e até submetem o trabalhador a testes psicológicos. Muitas vezes é cada um por si, e quanto mais cedo se conseguir desenrascar sozinho no trabalho melhor.

5. O ambiente de trabalho nem sempre é o melhor

No ambiente de trabalho existem pessoas que se entendem melhor e outras que se entendem pior. É uma questão de tempo até se descobrir o verdadeiro ambiente de trabalho em equipa.

6. As competências humanas contam muito

Por mais importantes que sejam as competências técnicas, as competências humanas são valiosas no ambiente de trabalho. Confira 6 soft skills que deve apresentar no trabalho.

7. É mais fácil saber o que se quer

Seja entediante ou estimulador, o primeiro emprego ajuda sempre a ter uma melhor perceção do que se quer (e do que não se quer) para o futuro. O primeiro emprego é apenas o início da carreira profissional, uma longa jornada de altos e baixos.

Fique ainda com 3 conselhos financeiros para quem conseguiu o primeiro emprego.