8 Dicas para Preencher a Declaração de IRS

Ainda tem dúvidas em como preencher o IRS? Se vasculhar pelo Economias certamente que as dissipa rapidamente. Em todo o caso, se chegou a hora fatídica de preencher o IRS, fique com 8 dicas úteis para esta tarefa.

Fazer o IRS

Pode fazer o IRS em papel ou pela internet. Preste atenção aos prazos de entrega do IRS e evite pagar multas. Se fizer o IRS pela internet terá mais vantagens, como o reembolso antecipado.

Se fizer em papel é recomendável que utilize lápis primeiro para corrigir erros e fazer uma caligrafia legível.

Reunir documentos

Para preencher devidamente o IRS precisará de reunir todos os documentos necessários como o Modelo 3 e os anexos respetivos, o cartão do cidadão ou bilhete de identidade e cartão de contribuinte, incluindo os do cônjuge e dependentes e/ou ascendentes do agregado. Poderá ter de pedir o NIF para a sua criança, se esta ainda não o tiver e existirem despesas dela declaradas no IRS.

Precisa também do NIB, das declarações de rendimentos emitidas pelo empregador e dos comprovativos arrecadados ao longo do ano, como os recibos de despesas dedutíveis tidas ao longo do ano anterior.

Deduzir despesas

Não se esqueça de tudo o pode deduzir no IRS. Isso inclui despesas de saúde, habitação, educação, IVA de faturas, lares, pensões de alimentos, donativos, PPR e fundos de pensões, regime público de capitalização. Não deixe ficar nada de fora.

Simular IRS

Se preencher a declaração de IRS online poderá simular o IRS antes de validar a declaração, para saber se irá receber ou pagar.

Não se esqueça de colocar o seu NIB para receber o reembolso de IRS na sua conta bancária (caso a ele tenha direito) mais cedo.

Entregar o IRS

Pode entregar o IRS então comodamente em casa, pela internet, ou se fizer em papel, nas Finanças ou junta de freguesia.

Pode ainda enviar a declaração por correio, por carta registada com aviso de receção, para a direção distrital de Finanças ou para a secção de Finanças local, mas terá de enviar fotocópias dos cartões de cidadão ou de contribuinte dos membros do agregado e um envelope selado com a morada para a devolução do duplicado da declaração.

Corrigir IRS

Se preencher o IRS online pode corrigir a declaração facilmente. A própria plataforma não lhe deixa entregar a declaração com erros. Caso queira alterar a declaração que entregou, pode fazer uma nova declaração, sem custos, desde que dentro do prazo de entrega.

Saiba como substituir a declaração de IRS.

Obter comprovativos

Depois de entregar o IRS pode obter declarações online, como o comprovativo de entrega. Pode também consultar a situação da devolução do seu IRS.

Guardar papéis

Mesmo depois de entregar o IRS deve ter o cuidado de guardar todos os papéis que registou por si no portal e-fatura por 4 anos.

Veja ainda erros que deve evitar ao preencher o IRS.