O que pode fazer agora mesmo e nas próximas semanas para aumentar as suas hipóteses de contratação? Estas 8 coisas.

Atualizar o currículo

Adicione novos conhecimentos, tarefas e experiência ao currículo. Não se limite a atualizar as datas. Dê um ar profissional ao seu currículo. Se necessário reformule-o completamente, utilizando novos modelos de currículo.

Rever a imagem online

Passe uma vistoria à sua imagem online, às publicações e aos comentários que faz nas redes sociais. Pense na sua imagem social como uma extensão do seu currículo. Uma má imagem profissional online pode ser fatal para a sua contratação.

Melhore o seu perfil LinkenIn e Google+.

Portefólio online

Faça um portefólio online para divulgar o seu talento. Sirva-se de blogues (que são gratuitos), das redes sociais ou faça uma nova página na internet para o seu trabalho.

Mudar e-mail

Faça um novo e-mail para os contactos profissionais. Não será levado a sério pelos empregadores se colocar no currículo um contacto de e-mail como joaoomestredatasca@hotmail.com.

Personalizar a candidatura

Em vez de fazer uma candidatura geral para todas as empresas, deve olhar para os requisitos do anúncio e do cargo em questão e fazer uma candidatura específica, direcionada para essa vaga.

Estar presente

Entregue o currículo pessoalmente, tente falar com os recrutadores. Não se limite a entregar um currículo por e-mail e esperar que as coisas caiam do céu. Agradeça uma entrevista de emprego concedida.

Melhorar competências

Dentro da sua área de conhecimento pode muito possivelmente ainda melhorar a sua formação. Tire cursos, entre em formações ou workshops úteis no seu campo de ação.

Praticar as entrevistas

Acertar à primeira é raro. Pratique as entrevistas de emprego antes de se deslocar a uma. Treine com outra pessoa ou ao espelho. Pense nas perguntas mais comuns numa entrevista de emprego e nas suas respostas.