7 Vantagens do Débito Direto

As vantagens do débito direto são variadas, destacando-se desde logo a comodidade.

Comodidade

Depois de aderir de débito direto não necessita de se preocupar mais com as datas dos pagamento nem precisa de sair de casa para os fazer, já que estes passam a ser feitos automaticamente.

Também se pode cancelar o débito direto com facilidade, num terminal Multibanco, por exemplo.

Gratuitidade

O serviço de débito direto é gratuito, enquanto deslocar-se a uma caixa Multibanco para pagar contas pode ter custos de combustível (e de tempo).

Controlo

O grande cuidado que se deve ter com o débito direto é verificar se os pagamentos estão a ser feitos corretamente. Este cuidado ajuda até a controlar melhor as finanças e a evitar ter de pagar comissões bancárias (em certas contas é necessário verificar online o extrato para evitar ter de pagar comissões).

Planeamento

É possível planear a data do pagamento por débito direto e assim usar estrategicamente a conta bancária consoante a data de entrada dos rendimentos.

Cumprimento

Ao aderir ao débito direto, o cliente está livre de pagar multas por atraso no pagamento das suas contas, ou de ver os serviços ligados ao débito direto serem cortados por incumprimento dos deveres do contrato.

É uma das formas simples de não se atrasar nos pagamentos.

Segurança

Os pagamentos por débito direto são seguros, sendo possível designar a periodicidade das cobranças e um valor máximo para o débito direto. Mesmo em caso de erro, pode-se exigir ao banco a retificação dessa cobrança incorreta.

Poupança

Há poupança de tempo e de preocupações com a adesão ao débito direto. Com ele também se poupa o ambiente, já que deixam de ser emitidas e enviadas cartas ao cliente.

Como nem tudo é feito de vantagens, conheça as desvantagens do pagamento automático.

Saiba mais sobre o funcionamento do débito direto.