7 Sinais de que a Entrevista de Emprego Não Está a Correr Bem

Esteja atento aos sinais que o recrutador lhe passa inconscientemente durante a entrevista de emprego. Se reparar nestes 7 sinais, adapte e melhore a sua atitude: é indício de que a entrevista de emprego não está a correr bem. O interesse é uma das coisas que deve tentar perceber no entrevistador.

1. Estar distraído

Quem está distraído, mexendo nos papéis ou no computador, não tem interesse na realidade do momento. É um sinal claro de que é preciso mostrar algo mais sobre si mesmo na entrevista.

2. Mudança para a seriedade

O entrevistador que primeiramente sorria e se ria facilmente e que depois durante a entrevista está sempre com cara séria, pode dizer-lhe uma coisa sem querer: que você não está a entusiasmar ninguém.

3. Aumentar a distância

Preste atenção à linguagem corporal do entrevistador: ele afaste-se de si? Ele parece entediado? Ele não faz contacto ocular direto consigo? É sinal de que você está a perder o recetor da sua mensagem e de que tem de acelerar o seu jogo.

4. Acelerar a entrevista

Se lhe parece que o entrevistador está a cortar tempo nas suas respostas e a acelerar a entrevista, provavelmente ele tem pressa de chegar ao próximo candidato.

Este pode ser também um indício de que já foi escolhido outro candidato.

5. Fazer pausas nas perguntas

Pode também notar desconexão entre as perguntas que o recrutador lhe faz e pausas entre as questões. Isto tanto pode não significar nada como pode indicar que o recrutador caiu no desinteresse.

6. Cair na repetição

Caso o entrevistador desconheça o seu currículo ou esteja a repetir as perguntas sobre si, ele está a demonstrar que está com a cabeça noutro local ou candidato.

7. Diferença de comportamento

Se o comportamento inicial do entrevistador foi mais simpático e entusiasta do que o comportamento do momento, ele pode ter ficado desiludido com o candidato entretanto. Isto pode ser constatado pelo aperto de mão de apresentação e pelo aperto de despedida: um aperto menos sentido, mais frio no final, pode demonstrar negatividade/desilusão do entrevistador.