Talvez já se tenha adaptado ao novo emprego, bem mais cedo do que esperava, se encontrar estes sinais de adaptação no ambiente de trabalho.

Trabalhar a bom ritmo

Se já trabalha normalmente e autonomamente, sem problemas a registar e com todos os processos absorvidos, então já se pode dar como adaptado ao novo trabalho.

Não fazer muitas perguntas

Toda a gente tem dúvidas, sobretudo no início do trabalho, com a entrada num admirável mundo novo. Mas se faz cada vez menos perguntas sobre a empresa e sobre o trabalho, é porque já está no bom caminho.

Personalidade

Já mostrou um pouco da sua personalidade aos seus colegas de trabalho seja por ações ou em conversas? É um sinal de que se está a abrir aos poucos e a dar a conhecer a todos os que o rodeiam.

Decoração

Um sinal de adaptação no trabalho é começar a decorar o espaço de trabalho como se fosse seu, com objetos pessoais.

Nomes

Quando souber o nome de todas as pessoas da empresa, ou pelo menos das pessoas que trabalham diretamente consigo, e quando estas souberem o seu, encontrou outro forte sinal de adaptação no ambiente de trabalho.

Linguagem

Outro sinal de adaptação é quando começa a tratar os colegas por “tu” e não por “você”, existindo familiaridade e empatia nas conversas.

Roupa

Quando reparar que se veste menos formalmente e mais ao seu estilo pessoal, deparou-se com outro sinal de adaptação à empresa e ao novo espaço de trabalho (que afinal já não é assim tão novo par si).

Se ainda não está muito bem adaptado, fique com dicas de como se comportar no novo emprego.