7 Perigos de trabalhar sentado

Se trabalha todo o dia sentado este artigo é para si. Deixar-se ficar sentado numa cadeira durante horas a fio traz-lhe sérias consequências para a sua saúde.

1. Sofrer de obesidade

Quando uma pessoa não se move, o seu metabolismo fica mais lento e a queima de calorias diminui. Se existir pré-disposição genética para a obesidade e se fizer pouco exercício, a possibilidade da pessoa sofrer de obesidade é ainda maior.

Conheça os trabalhos que gastam menos calorias.

2. Maior risco de doenças cardiovasculares

Mesmo que faça exercício físico com regularidade, se estiver várias horas na mesma posição, sem se movimentar, está a aumentar as hipóteses de acidente vascular cerebral (AVC) e de ter um enfarte, segundo vários estudos realizados.

As pessoas que trabalham sentadas têm o dobro das hipóteses de sofrer doenças cardiovasculares do que aquelas que trabalham em pé.

3. Dores de ombros, braços, pescoço, etc.

O corpo humano não aguenta ficar parado na mesma posição por muito tempo. O imobilismo leva a que os músculos fiquem cansados e que a pessoa comece a sofrer com isso. Dores no pescoço, costas e nos nervos é o mais frequente de se sentir.

4. Sofrer de problemas na coluna

A zona lombar é um pilar do corpo, aguentando com a sua carga, sendo a que parte que mais sofre com isso. Uma postura incorreta traz graves problemas para a coluna no futuro.

Veja como manter uma postura correta no trabalho.

5. Má circulação sanguínea

Permanecer na mesma posição afeta também a circulação do sangue. Até a irrigação e o funcionamento do cérebro é condicionado pelo imobilismo. Tornozelos inchados, varizes e perigosos coágulos sanguíneos são alguns dos riscos a que a pessoa se habilita.

6. Enfraquecimento dos ossos

Acredita-se também que o sedentarismo leva ao enfraquecimento dos ossos, aumentando o risco de osteoporose para quem se movimenta pouco.

7. Maior risco de morte

Se isto tudo não bastasse, segundo alguns estudos, o risco de morrer é 50% maior para as pessoas que passam muito tempo sentadas do que para aquelas que mudam de posição frequentemente. Mais: ficar sentado por seis horas ou mais aumenta em 40% a probabilidade de se morrer dentro de 15 anos comparativamente a alguém que se senta menos de três horas.

Uma das formas de combater os perigos de trabalhar sentado sempre na mesma posição passa por fazer pausas de hora a hora e movimentar-se um pouco.

Conheça as aplicações para quem trabalha muito tempo sentado.