7 Perguntas que Não Deve Fazer Numa Entrevista de Emprego

Os recrutadores querem candidatos participativos, mas há perguntas que não deve fazer numa entrevista de emprego. Podem mesmo afastá-lo de imediato do processo de recrutamento.

Eis 7 perguntas proibidas se quer manter a esperança de conseguir a vaga para o emprego:

Quanto tempo demora a entrevista?

Nunca pergunte quanto tempo durará a entrevista. Fazê-lo demonstrará falta de interesse e de comprometimento com a oferta em questão.

O que faz a empresa?

Eis uma das perguntas proibidas numa entrevista de emprego. Se a coloca é porque não se preparou para a entrevista fazendo a pesquisa obrigatória quando se é candidato a uma vaga.

Quem são os concorrentes da empresa?

Outra pergunta que não deve fazer numa entrevista de emprego é “quem são os concorrentes da empresa?". Também neste caso, demonstraria falta de interesse e falta de preparação.

Posso sair mais cedo ou chegar atrasado?

Desleixo, falta de comprometimento ou mesmo irresponsabilidade. É o que revela colocar esta pergunta numa entrevista de emprego, já que os horários e a sua eventual flexibilidade são questões a tratar numa fase posterior.

Não leu o meu currículo?

Se o entrevistador lhe questiona algo mais do que uma vez, não lhe pergunte “Não leu o meu currículo?”. A repetição de perguntas pode ter como objetivo avaliar o seu conhecimento ou a sua confiança.

Quanto vou receber?

Ainda nem sabe se será selecionado e já quer falar sobre o salário? A não ser que o entrevistador mencione o assunte, não lhe coloque a pergunta “Quanto vou receber?”, já que este é o primeiro contacto com a empresa.

Posso adiantar as minhas férias?

Imagine que já tem uma viagem paga e que coincide com o início de funções. Vai questionar o recrutador se pode adiantar as férias para não cancelar os planos? Não o faça. Poderá ser o mote para escolherem outro candidato que não tenha compromissos os limitações.

Se quer mesmo o emprego, pense bem antes de fazer estas perguntas numa entrevista. E prepare-se com as perguntas que devia fazer numa entrevista de emprego se é candidato.