Analise os passos necessários para criar uma sociedade unipessoal por quotas, assim como as vantagens e desvantagens deste tipo de sociedade.

Obter certificado de admissibilidade

Para abrir uma sociedade unipessoal por quotas deve pedir o certificado de admissibilidade de firma ou de denominação de pessoa coletiva (custo de 75 euros). Isto pode ser feito presencialmente no Registo Nacional de Pessoas Coletivas (RPNC), ou na internet, no Portal da Empresa.

Depositar o capital social da empresa

Uma vez obtido o certificado de admissibilidade da firma ou denominação da empresa, será necessário abrir uma conta bancária destinada exclusivamente à sociedade unipessoal por quotas.

Fazer pacto ou ato constitutivo de sociedade

O pacto ou ato constitutivo regula a atividade da sociedade. Neste documento deve constar:

  • O nome e identificação do sócio fundador
  • A quota de capital do sócio e o seu tipo de entrada
  • O capital social
  • O tipo de sociedade
  • A sede da sociedade
  • A firma da sociedade
  • O objeto da sociedade

Abrir atividade

Deve-se abrir a atividade da empresa nos serviços das Finanças, ou online, no Portal das Finanças, dentro de 90 dias após a inscrição no RNPC. A sociedade unipessoal por quotas será enquadrada no regime de contabilidade organizada, necessitando de assinatura de um técnico oficial de contas.

Fazer registo comercial

Até dois meses após a constituição da sociedade, é necessário inscrever a sociedade no registo comercial, junto de qualquer conservatória do registo comercial, ou online, no Portal da Empresa. O custo é de 360 euros.

Inscrever na Segurança Social

O próximo passo é a inscrição obrigatória da sociedade na Segurança Social, com os elementos remetidos na altura do início de atividade.

Obter cartão da empresa

Depois de registada ou inscrita a sociedade, consegue-se o cartão da empresa, que inclui NIF, CAE, a data da constituição e o tipo de sociedade. O cartão pode ser pedido pelo internet, no Portal da Empresa, ou presencialmente no RPNC. Tem o custo de 14 euros.