7 Formas de subir degraus na carreira profissional

Para melhorar a carreira profissional pode ter diversos comportamentos e atitudes. Caso não esteja satisfeito na posição que ocupa atualmente, pode colocar em marcha diferentes planos para melhorar a sua situação.

1. Melhorar a forma de trabalhar

Todos podem melhorar em algo no trabalho. Algumas pessoas guiam e ajudam o trabalhador no desempenho do seu trabalho, tendo em conta as suas características pessoais.

2. Lutar por uma promoção

Se deseja subir degraus dentro da empresa deve tentar obter uma promoção no trabalho. Lembre-se que os aumentos não se pedem, eles obtêm-se. Terá de trabalhar mais ou melhor do que está a trabalhar, para ser visível o seu contributo na empresa.

3. Ajudar o patrão

Tente ser o braço direito do patrão se realmente quer escalar cargos na empresa corrente. Ao ajudar a chefia e ao complementar a sua ação, consegue entrar nas suas boas graças e no bom caminho para o desenvolvimento profissional.

4. Receber formação

Melhore as suas competências pelo incremento dos seus conhecimentos. Aproveite todas as oportunidades que tiver para receber formação relevante para o seu cargo.

5. Propor trabalho

Se existe muito trabalho no seu departamento e o patrão não tem noção da realidade, pode sugerir a abertura de uma nova posição, onde poderá ser o supervisor.

6. Trocar de emprego

Por vezes o trabalhador atinge a estagnação no trabalho e mudar de emprego é a melhor solução para ele.

7. Trocar de carreira

Para progredir na carreira pode ser necessário dar um salto para fora da área em que se está. É um passo arriscado, mas que poderá ser a única forma de encontrar a alegria profissional e pessoal. Como mais vale tarde do que nunca, equacione mudar de carreira aos 30 ou aos 40 anos, por exemplo.