7 Formas de perder dinheiro sem saber

Você pode estar a perder dinheiro neste exato momento sem se aperceber. Não acredita? Veja então algumas formas de perder dinheiro derivadas de más escolhas ou de simplesmente optar por não fazer nada.

Ignorar orçamento

Fazer um orçamento equivale a fazer um plano de dieta saudável. É preciso somar todas as calorias consumidas e descobrir onde cortar às mesmas. Quem não conhece as suas despesas mensais não consegue poupar a longo prazo e está apenas a gastar desenfreadamente.

Não poupar para emergências

Existem despesas inesperadas para as quais se deve poupar. Ao ignorar estas possíveis despesas está também a deitar dinheiro fora. O ideal seria poupar 10% do ordenado para estas eventualidades.

Comprar pelo preço

Muitas vezes a pessoa compra pelo preço em vez da necessidade. Geralmente, mais de metade do armário de uma pessoa está cheio de roupa que não é utilizada, o que diz muito sobre a qualidade do investimento que fez. Aproveite os saldos mas com cabeça.

Não conversar com parceiro

O dinheiro pode pesar numa relação. Ocultar compras, dívidas e problemas financeiros à cara metade pode ter péssimas consequências. A vida financeira do casal deve ser discutida, tanto para planos de curto como de longo prazo.

Trabalhar muito e receber pouco

Se trabalha mais do que deve e traz bons resultados para a sua empresa, mas o seu salário é diminuto, então também está a perder dinheiro. Se apesar do seu trabalho exemplar nunca decidiu pedir uma promoção, ou se já não pede uma há muito, então está na hora de pedir um aumento.

Não investir e investir mal

Ao não fazer investimentos está a desperdiçar dinheiro. Mesmo investindo, é preciso ter o cuidado de não investir no que toda a gente investe. Comprar ações das empresas mais reputadas do mundo, por exemplo, não o fará milionário. Saiba olhar para empresas e para os investimentos com potencial de crescimento.

Fazer as vontades aos filhos

Caso não resiste aos seus filhos e lhes compre tudo o que eles pedem, lembre-se que ao final do ano essas pequenas coisas podem resultar numa conta considerável. Saiba ensinar os seus filhos a poupar, para estes começarem a dar valor ao dinheiro.