7 Formas de Ganhar Dinheiro para a Universidade

Confira diferentes métodos de ganhar dinheiro para a universidade, visto que o custo de ir para a universidade em Portugal não é pequeno.

Emprego de verão

Encontrar um emprego de verão é a primeira opção para amealhar dinheiro para a universidade. Existem diferentes empregos de verão para jovens por onde escolher.

Bolsa de estudo

Os alunos mais carenciados economicamente podem pedir uma bolsa de estudo na respetiva universidade. É necessário visitar os serviços administrativos da universidade para fornecer dados e se inscrever neste apoio social.  

Bolsas camarárias

Investigue o site da sua câmara municipal para ficar a par da possível existência de bolsas de estudo para o ensino universitário. Algumas câmaras municipais oferecem uma bolsa de estudo a um número limitado de estudantes (normalmente os alunos com melhores notas). Algumas instituições privadas podem também oferecer bolsas a estudantes desfavorecidos.

Pedir um empréstimo

Pode pedir dinheiro emprestado à família ou aos bancos. Tenha em conta que existem créditos especiais para estudantes.

Angariar dinheiro

Coloque anúncios nos sites de angariação de dinheiro. A internet é imensa. Se fizer uma campanha original pode chegar a receber donativos de pessoas bondosas, anónimas ou identificadas.

Poupar no custo de vida

Faça um orçamento com os ganhos e as despesas mensais. Estipule objetivos de poupança para cada mês e descubra onde pode cortar nos gastos. Vejas as dicas para os estudantes pouparem dinheiro.

Preencher IRS devidamente

Não é uma forma direta de ganhar dinheiro mas sim de aliviar a carga fiscal. Não se esqueça de incluir as despesas de educação no IRS familiar ou individual, e de declarar as propinas no IRS corretamente, para pagar menos IRS por ano.