7 Formas de desenvolver a carreira profissional fora do emprego

Desenvolver a carreira profissional e ganhar visibilidade no mercado laboral passa também por aquilo que se faz fora do trabalho.

1. Fazer cursos online

Uma das dicas para alavancar a carreira profissional é entrar em cursos gratuitos online dentro da área de trabalho. Fique com exemplos de cursos online a considerar frequentar. Com a explosão de cursos gratuitos e interessantes na internet, não há desculpa para não entrar num curso nos tempos livres.

2. Receber formação

Fora do mundo virtual pode também enveredar numa miríade de cursos, mestrados, doutoramentos, formações e workshops. Algumas ações de formação são mesmo pagas. Informe-se no centro de emprego local sobre ações de formação do seu interesse ou sobre cursos disponíveis em universidades.

3. Recorrer a especialistas

Recorra a pessoas que o possam guiar no desempenho do seu trabalho e da sua carreira profissional. Um coach pode ser o melhor amigo da sua carreira profissional. Este é um exemplo entre outros de pessoas que podem melhorar a sua carreira.

4. Ler e ouvir

Leia livros de autores relevantes na sua área profissional e ouça podcasts com dicas de melhoramento profissional. Pense nas competências que gostaria de melhorar.

5. Entrar num grupo

Existe algum grupo, fórum ou associação profissional na sua área? Uma forma de estar atento ao meio onde se trabalha é juntar-se a uma destas associações e acompanhar as novidades do ramo.

6. Fazer voluntariado

Uma forma de melhorar as competências sociais, de conhecer novas pessoas, de ganhar experiência organizacional e de trabalho em equipa é fazer voluntariado. Na verdade, não faltam razões para fazer voluntariado.

7. Apostar no networking

Melhore igualmente o círculo de ligações profissionais. Marcar presença nos eventos relacionados com a área profissional é um dos modos de aumentar a rede de contactos.