7 Erros que está a cometer na busca de emprego

Pare, olhe e mude a sua forma de procurar emprego. Estes 7 erros estão a contaminar a sua busca de emprego, deitando-a por terra à partida.

Você não está a procurar afincadamente

Se numa hora na internet gasta dez minutos a procurar anúncios em sites de emprego e cinquenta no Facebook, a sua busca não será muito eficaz. O período indicado por especialistas para a procura de emprego é de 15 a 25 horas por semana.

Você está a enviar candidaturas a empregos fora de contexto

Pare de responder só por responder, de enviar candidaturas a torto e a direito para todas e mais algumas empresas, mesmo àquelas que não vão de encontro ao seu currículo. Saiba selecionar as candidaturas que faz e direcionar a sua candidatura ao pretendido pelas empresas.

Você está a descuidar o currículo

Um erro crasso que está provavelmente a cometer na sua busca de emprego está desde logo no seu currículo. Seja perfecionista. Trate do seu currículo como se dele dependesse o seu futuro (porque depende mesmo).

Você não está a dar atenção à imagem online

Os recrutadores admitem pesquisar pelos candidatos online, o que lhe dá a certeza de que deve prestar atenção à sua imagem na internet. Melhore o seu perfil LinkedIn, inspecione a sua conta Facebook e capriche na qualidade de todos os links que colocou no currículo. Cuide da sua imagem online, para as empresas pesquisarem por si no Google e ficarem contentes com o que encontram.

Você já não bate às portas

O hábito de enviar currículos com mensagens “formatadas” para as empresas não abona muito a seu favor. Bater às portas das empresas da zona, dar a cara ao querer falar e entregar o currículo diretamente ao departamento de Recursos Humanos pode fazer a diferença.

Você não está a esforçar-se nas entrevistas

Vista-se de acordo com a imagem da empresa e prepare-se para a entrevista de emprego com uma boa antecedência. Saiba passar uma imagem profissional e competente, indo de encontro ao que colocou no currículo. Dê as respostas e faça as perguntas certas ao entrevistador.

Você não está a demonstrar interesse

Agradeça a entrevista no seu final e envie um e-mail de agradecimento. Pergunte cordialmente quando terá uma resposta à sua candidatura. Não vá a uma entrevista como que por obrigação.