Um orador bem sucedido é aquele que está consciente dos erros que deve evitar em apresentações. Eis uma lista de 7 erros a não cometer em apresentações. Se não os cometer durante a apresentação, é maior a probabilidade de sucesso.

1. Usar um tom de voz inadequado

Começamos exatamente pela audiência. Se este é o seu público-alvo, não limite as hipóteses de o entenderem. Não fale demasiado alto nem demasiado baixo, não fale depressa demais nem muito devagar. E não pronuncie mal as palavras.

2. Usar muletas linguísticas

Não marque a sua apresentação pelo uso constante de muletas linguísticas. Evite repetir constantemente termos como “ok?”, “pronto”, “certo”, “percebem”.

3. Ter falta de objetividade

Não fale com rodeios sobre o tema da sua apresentação. Vá direto ao assunto e ao objetivo do encontro. Para não maçar a audiência, não prolongue uma apresentação que pode ser feita de forma mais sucinta, sem pôr em risco a mensagem a passar.

4. Não ter um guião

Por trás da falta de objetividade está, habitualmente, a ausência de um guião. Na preparação prévia da apresentação, elabore também um guião que o oriente durante a mesma. Dar-lhe-á mais segurança ao evitar que perca o raciocínio.

5. Não olhar para a audiência

Não olhar para a audiência é um dos erros a evitar pelos oradores. Nem sempre é fácil, pelo nervosismo ou insegurança, mas a falta de contacto visual pode ser fatal na apresentação. Há que estabelecer a ligação entre o orador e a plateia, para ser bem sucedido. Esta é uma dica essencial de linguagem corporal a seguir também no trabalho.

6. Ler a apresentação

Não limite uma apresentação oral à leitura dos meios de apoio que preparou. Para isso, a audiência não precisaria de um orador, apenas dos ficheiros em causa. Seja dinâmico e espontâneo durante a comunicação do tema, para não perder a atenção do seu público.

7. Dominar a apresentação

É certo que a apresentação cabe ao orador, mas há mais pessoas na sala. Não seja o único a intervir. Desperte a audiência, incentive-a a participar de forma mais ativa.

Fique com 5 pensamentos essenciais para apresentações.

Se vai fazer uma apresentação, conheça ainda algumas dicas de linguagem corporal.