Estes são 6 erros cometidos em entrevista de emprego, mesmo pelos candidatos mais experientes. No Economias já lhe falamos dos erros comuns nas entrevistas de emprego, mas agora versamos sobre os erros menos frequentes, que apesar de tudo ainda se registam.

Não chegar mais cedo

Chegar atrasado à entrevista de emprego é um erro “mortal”. Não chegar mais cedo à entrevista de emprego é outro erro que se comete, apesar de menos importante. O recrutador terá em consideração a sua preocupação (e excesso de pontualidade) em chegar mais cedo. Pode até entrar na vaga de um candidato que não apareceu e poupar tempo ao recrutador.

Não pesquisar sobre a empresa

Deve sempre pesquisar sobre a empresa antes da entrevista, mesmo no caso das entrevistas marcadas em cima da hora. O recrutador perde tempo em querer conhecer o candidato. O mínimo que o candidato pode fazer é o mesmo: tirar tempo para conhecer a empresa.

Parecer arrogante

Há quem se gabe da sua experiência em entrevista de emprego, o que acaba por ser um tiro no pé. O recrutador pode muito bem preferir alguém humilde e com a atitude certa para o lugar, do que alguém que se acha sobre qualificado para o cargo.

A arrogância é um dos erros graves em entrevista referidos pelos recrutadores.

Comparar com o emprego antigo

Obviamente que não deve criticar o antigo empregador. Mas também não deve assumir que as empresas são semelhantes, ou diferentes, visto não conhecer bem ainda a empresa a que se candidata. Não demonstre que acha este emprego mais calmo ou menos desafiante. Só deve passar a impressão que este é um novo desafio para si, ao qual se pode adaptar rapidamente.

Conversas pessoais

Apesar da entrevista ser uma conversa, o entrevistador não é o seu amigo de longa data. Deve deixar de fora os pequenos comentários que por vezes saem e transpareçam as ideias políticas, religiosas, desportivas, sexistas, ou raciais, entre outros temas sensíveis e polémicos.

Postura incorreta

A sua linguagem corporal pode deitar tudo a perder. Não se sente como se estivesse em casa. Tenha cuidado com a sua postura durante a entrevista. Veja a linguagem corporal a usar numa entrevista de emprego.

Não agradecer

Deve também agradecer ao entrevistador pela oportunidade concedida no final da entrevista. Também deve perguntar sobre os prazos/fases do processo de recrutamento.