7 Erros das Pessoas que Trabalham em Casa

Se é freelancer e trabalha em casa certamente que comete alguns erros no exercício do seu cargo. Entre os diferentes erros que se podem cometer no trabalho caseiro encontram-se os seguintes como principais.

Não separar a vida familiar e profissional

Ao trabalhar por casa tornam-se frequentes as interrupções e as intromissões. É essencial saber separar a vida pessoal, social ou familiar da vida profissional, guardando tempo para cada uma delas, à sua vez.

Não ter um escritório

Para trabalhar devidamente é necessário possuir um espaço de trabalho próprio, organizado e sem distrações por perto. Se trabalhar na cama ou no sofá, junto à televisão, cairá facilmente na distração e na procrastinação (ou no sono), fazendo um trabalho no mínimo distraído.

Ignorar regras

O conforto do lar e a rotina podem ser inimigas do trabalhador, esquecendo-se de pagamentos e doutras obrigações. Tente contornar os grandes erros financeiros dos trabalhadores independentes.

Alimentar-se mal

Com a dispensa e o frigorífico por perto, e sem horas fixas para refeições, a tentação de comer snacks e comidas pouco saudáveis é maior, assim como o pecado de se fazerem (más) refeições fora de horas se comete mais vezes.

Trabalhar muito

É importante criar um horário de trabalho e gerir o tempo de trabalho como freelancer, caso contrário corre-se o risco de trabalhar o dia todo e de não se aproveitar o tempo devidamente.

Pausar muito

No sentido inverso, com tantas distrações e facilitismos, também é possível pausar demasiado e não fazer nada o dia todo, perdendo-se trabalho, clientes e pagamentos. Ver um inocente vídeo no YouTube, ou rodar a página de novidades do Facebook para baixo, pode acabar numa hora de inatividade.

Não comunicar

Tornar-se invisível ao patrão ou patrões é outro erro grave de quem trabalha por casa. Quem trabalha sempre por casa cai facilmente no esquecimento do chefe. Comunicar com a chefia e com os colegas de trabalho, visitando o escritório quando possível, é importante para marcar presença e para mostrar que merece uma promoção mesmo trabalhando a partir de casa.