Se está prestes a iniciar uma nova etapa profissional, esteja atento aos erros a não cometer no novo emprego. Assegure-se que entra com o pé direito, que vai causar boa impressão e que se integra na empresa.

A ansiedade, o receio, as expectativas são sentimentos comuns aos que mudam de emprego ou que estavam desempregados e arranjam trabalho. Mas há aspetos a evitar no novo emprego para garantir que esta será uma boa experiência. Veja quais.

Chegar tarde

Faça tudo por tudo para não chegar tarde ao seu novo emprego. Ser pontual é uma das 10 coisas a fazer no primeiro dia de trabalho. A assiduidade é um dos aspetos mais valorizados por qualquer entidade. E acaba por ser entendida como um indicador do seu interesse pela organização que está a integrar.

Vestuário impróprio

Para evitar sentir-se deslocado no novo emprego, evite vestuário que choque com aquilo que é o dress code da empresa. Se não lhe foi deixada qualquer indicação nesse sentido, preste atenção ao vestuário dos colegas. Atente nesse pormenor desde o dia da entrevista, para saber que tipo de roupa usam. Esta é uma das coisas que deve fazer antes do primeiro dia de trabalho.

Querer fazer tudo

Ser prestável não é sinónimo de fazer tudo. Não queira ir para além das suas funções e das suas capacidades só para tentar mostrar quão competente é. Comprometa-se apenas com aquilo que for capaz de cumprir e concentre-se em aprender.

Frustração e desânimo

Todos necessitamos de um período de adaptação. Não fique frustrado ou desanimado se não consegue fazer tudo nos primeiros dias do seu novo emprego. O pessimismo poderá afetar o seu desempenho.

Não pedir ajuda

E se não sabe ainda como fazer, não cometa o erro de não pedir ajuda. Não tenha vergonha ou receio de o fazer. Só aprende perguntando e só perguntando consegue evitar erros.

Comunicação insuficiente

Não se feche na chegada ao novo emprego, mesmo que o assuste o facto de conhecer tanta gente de uma só vez. Não seja indiferente a ninguém. O ideal é que se apresente e cumprimente todos os novos colegas, de forma a deixar uma boa impressão inicial.

Exposição excessiva

Estabeleça contacto com os novos colegas, mas não se exponha demasiado. Nada de comportamentos e conversas pessoais enquanto não conhece bem as pessoas. Por si, porque pode vir a sofrer uma deceção. E pelos outros, que podem não acolher da melhor forma essa intimidade.

Leia mais dicas de como se comportar no novo emprego.

Para o seu percurso profissional, veja também os erros que pode cometer no trabalho sem se aperceber.