Vai comprar o seu primeiro carro? Fique com dicas para comprar o primeiro automóvel sem arrependimentos.

Comprar usado

Existem várias razões para se comprar um carro usado, sobretudo quando se tirou carta há pouco tempo e quando podem surgir algumas arranhadelas numa garagem mais apertada. Como se pode vir a ter mais do que um carro na vida, o primeiro pode muito bem ser um usado, para as deslocações diárias à universidade ou ao trabalho.

Fazer um orçamento

Por mais carros de sonho que existam e que tenha em mente, trace um orçamento realista para o seu primeiro carro. O carro não é uma casa, onde se passam muitos horas do dia. Ele é só um meio de transporte do local A ao local B. Assim, não há necessidade de colocar as finanças em risco com a compra de um automóvel.

Manter o orçamento

De seguida pesquise anúncios de carros e visite stands automóveis, mas resista à tentação de comprar outras viaturas mais caras. Tente não ultrapassar o orçamento traçado. Se o vendedor lhe falar em pagamentos mensais, some os juros e não abra mão do valor máximo que estipulou inicialmente.

Levar mecânico

Apesar de poder fazer perguntas pertinentes ao vendedor, convém levar um mecânico ou um amigo entendido em carros e em mecânica para avaliar o estado do veículo que quer comprar. Além de poder negociar o preço, esta é também uma forma de evitar burlas na compra e venda de automóveis.

Calcular crédito

Se recorrer ao crédito automóvel para pagar o seu primeiro o carro, tenha o cuidado de fazer as contas: some o seu rendimento mensal e subtraia-lhe todas as despesas mensais. O que sobrou é o que pode gastar razoavelmente no seu primeiro carro a cada mês.

Calcular manutenção

Alguns carros mais comuns têm um menor custo de manutenção, sendo mais fácil arranjar peças para eles. Reflita no custo anual da manutenção dos veículos que está a pensar comprar. Descubra quanto lhe custa o carro por ano.

Simular seguro

Tem de possuir um seguro de responsabilidade civil para o seu carro. É possível ter o seguro automóvel em nome de outra pessoa mais experiente na estrada, como em nome do pai, mas a seguradora pode negar responsabilidades no pagamento de indemnizações. Equacione contratar um seguro auto low cost e faça simulações de seguro automóvel online antes de contratar qualquer seguro.