Ter televisão por cabo tem as suas desvantagens. Se está indeciso entre as vantagens de ter televisão por cabo e as desvantagens, ou mais propriamente entre ter ou não ter televisão por cabo, eis o que deve ter em consideração. Por uma questão de justiça, enumeramos para si 7 desvantagens e 7 vantagens de ter televisão por assinatura.

Pouca produtividade

As vantagens e as desvantagens da televisão na sociedade são muito discutidas. Um argumento que se discute constantemente é que o tempo passado à frente da televisão pode ser gasto de forma mais produtiva, criativa e social. Não ter televisão ajuda a agir, a passar de espetador a ator, na vida real.

Menos socialização

Se não tem assinatura dos canais desportivos, por exemplo, está obrigado a sair de casa e a ver os jogos nos cafés com os amigos e conhecidos. Se tem assinatura pode perder o contactos com os amigos aos poucos, sem nunca querer sair de casa para ver televisão. As séries podem ser viciantes, e ocuparem mesmo grande parte do seu tempo.

Mais despesas

As despesas do orçamento familiar são variadas. A televisão por cabo é uma fatia considerável no orçamento mensal. Uma despesa onde pode cortar é a televisão por cabo, caso não a ache indispensável.

Ver televisão pode estar a sair-lhe muito caro. Desta forma, esta pode ser uma das assinaturas a cortar.

Qualidade do serviço

A qualidade do serviço de televisão por cabo também pode ser discutido. Os operadores de televisão por cabo oferecem muitos canais mas apenas alguns transmitem conteúdos relevantes, sendo estes canais mais caros do que os outros e comprados à parte. A regra é que quanto melhor a oferta dos canais e os serviços de televisão disponíveis, mais cara é a fatura mensal.

Serviços adicionais

Ter à disposição serviços adicionais à televisão como a internet e o telefone tanto pode ser uma vantagem como uma desvantagem. Se o sinal lhe falha, fica sem televisão e sem internet ao mesmo tempo, por exemplo. Se não precisa de um dos três serviços, como o telefone, está a pagar por algo que não está a utilizar.

Fidelização

O cliente está obrigado a permanecer num período de fidelização na televisão por cabo. Ele pode terminar com o período de fidelização, se estiver insatisfeito, mas tem de pagar por isso.

Alternativas

Com o desenvolvimento da internet, as alternativas legais à televisão por cabo podem ficar mais baratas e transmitir conteúdos semelhantes. Pode até ligar o computador à televisão para ver as suas séries preferidas em ponto grande.