7 Conversas Proibidas no Trabalho

Algumas conversas são tabu no local de trabalho. Por mais vontade que tenha de discutir estes assuntos, deve evitar falar sobre estes temas no trabalho. Esta é uma das regras de etiqueta a manter no trabalho.

Patrão

Falar mal do patrão pode ser um dos motivos para o seu despedimento. Mas não é o único sobre o qual se deve travar a má língua. Falar mal dos colegas de trabalho, ou da empresa em si, pode ser tão nefasto como falar mal dos superiores.

Esta é uma das razões para não gostarem de si no trabalho.

Política

Discutir pontos de vista políticos é sempre algo que gera acesas controvérsias. Guarde as suas considerações políticas para outra altura e local (para fora do local de trabalho).

Religião

A religião é uma questão pessoal mas que exige respeito conjunto. Pode pensar que não está a magoar ninguém com a sua conversa, quando na verdade está.

Futebol

Há tema mais capaz de ferir as suscetibilidades em Portugal? Pelo menos no meio masculino parece que não. Para evitar mau ambiente de trabalho com os seus colegas tem de tratar este assunto com pinças (ou fugir dele mesmo).

Vida pessoal

Por mais amigos que os seus colegas de trabalho sejam, a sua vida pessoal está e ficou por casa, enquanto no trabalho está apenas a vestir a sua profissional. Os colegas não são um padre ao qual se faz uma confissão. Por mais que precise desabafar e por mais vontade que tenha de retomar a sua vida pessoal no horário de trabalho, espere pelo final do dia para tal.

Objetivos profissionais

Se quer subir na empresa ou mudar de local de trabalho, mantenha esta vontade no seu interior. Fale menos e faça mais para isso. Falar sobre isso pode mesmo minar seu objetivo e deixá-lo em pior situação do que aquela em que se encontra atualmente.

Boatos

Mesmo as conversas ligeiras como os mexericos, boatos e notícias insignificantes são mal vistas no trabalho. Espere pela pausa de café ou de almoço para falar sobre temas que não têm a ver com o trabalho.

Saiba ainda o que não deve contar ao seu patrão.