7 Coisas que não deve dizer aos colaboradores

O líder de uma empresa nunca pode dizer determinadas coisas aos seus colaboradores. Por mais importante que seja um cargo, nada lhe dá o direito de dizer certas coisas e de tomar determinados comportamentos.

“Faça o que eu lhe mando. Eu pago-lhe o salário para alguma coisa.”

Um bom líder não ameaça o seu colaborador. Em vez disso, ele encoraja a sua equipa, colhendo frutos e admiração com essa atitude.

"Eu estive aqui ontem até tarde. E você?"

Se o chefe trabalha todos os dias até tarde, isso não quer dizer que os seus colaboradores tenham de fazer o mesmo.

“Esse trabalho é para a sua colega.”

Para não criar mau ambiente de trabalho, evite fazer comparações entre funcionários. Explique bem a distribuição de tarefas para não criar mal entendidos entre os colaboradores

“Essa é uma ideia estúpida!”

Mesmo que a ideia do colaborador não seja brilhante, não traz vantagem alguma humilhar o mesmo. Não o subestime. Um dia ele terá ideais mais acertadas que lhe serão úteis.

“Está a fazer um trabalho miserável!”

Antes de apontar o dedo, deve lembrar-se que a culpa do mau trabalho executado pode até ser seu. É necessário oferecer os devidos recursos, clarificar o que é pedido, estipular prazos, etc.

"Eu não quero ouvir reclamações."

Saber comunicar é umas das características de um grande líder. Isso implica saber ouvir, estar atento ao feedback dos funcionários, mesmo sendo ele negativo.

"Nós sempre fizemos desta forma".

Não deve igualmente cortar pela raiz as tentativas de inovação na empresa. Um colaborador pode trazer novas formas de executar uma determinada tarefa que até lhe traz vantagens.