7 Coisas Mais Importantes do que o Dinheiro

Há coisas mais importantes do que o dinheiro? Certamente que sim. As coisas mais importantes da vida não se resumem a um mero papel no bolso ou à quantidade de zeros no banco. Por mais coisas que o dinheiro consiga comprar, e por mais conselhos financeiros que encontre no Economias, não se deve esquecer que o dinheiro não é tudo na vida.

Saúde

Uma das coisas que o dinheiro não consegue comprar é saúde. O dinheiro pode garantir um melhor acesso a tratamentos de saúde mas não compra saúde em si. Quem não tem saúde, não tem nada, na verdade.

Família

As crianças são a alegria dos pais e dos avós. As mães dão amor incondicional aos filhos e as esposas dão apoio diário aos maridos. Os irmãos estão ligados entre si para sempre. Tal como a saúde, a família é um pilar sem o qual a existência não seria possível.

Paz

Sem paz a vida não é a mesma. Viver num ambiente de paz é um dom que muita gente toma como garantido e que se esquece da sua importância. Porém, ter paz, direitos e liberdade é uma dádiva ainda para muitos utópica.

E a paz é também espiritual. Seja pelo amor a um determinado deus ou pela procura pessoal de significado para a existência, o dinheiro parece uma insignificância no meio da equação.

Amor

Sem relacionamentos e sem amor, a vida perde o seu significado. Sem dinheiro a vida perde apenas coisas. A privação de coisas é sustentável mas a privação de amor nem por isso.

Realização

Talvez se esteja a matar neste momento para ter dinheiro. Se ter dinheiro é importante, mas também é fundamental ser feliz. Essa felicidade passa obrigatoriamente por se sentir realizado com o que faz e com quem é de momento. Espreite razões para se despedir e seguir o seu sonho.

Tempo

Enquanto está ocupado a trabalhar para dar dinheiro aos outros e ganhar um pouco para si, também está a perder momentos irrepetíveis, seja com os filhos, com os amigos, ou mesmo consigo próprio. O tempo é um bem esgotável para o homem, que é trocado por algum dinheiro. É um bem a aprender a gerir melhor.

Felicidade

Por mais que se procure o significado da vida, uma coisa é certa: sem felicidade não se tem grande coisa. Mesmo com saúde ou com dinheiro, se a pessoa não é feliz, ela tem o corpo e os bolsos cheios de nada. Assim, a felicidade também tem direito a entrar na lista das coisas mais importantes do que o dinheiro, e a ser uma das prioridades da sua lista.