6 Truques para tomar melhores decisões

Para que a indecisão não determine o seu futuro, conheça alguns truques para tomar melhores decisões.

Seja a nível pessoal ou profissional, a vida é feita de escolhas. Umas instantâneas, outras mais pensadas. Mas em todo o caso com repercussões no futuro. Por isso, é necessário que sejam as decisões acertadas. Aprenda alguns truques para o conseguir.

1. Analisar o problema

O primeiro truque é analisar bem o problema que se lhe coloca e que lhe impõe uma decisão. Analisá-lo ao pormenor, equacionar as vantagens e eventuais prejuízos.

2. Dividir as questões

Muitas vezes, uma decisão está associada a outras. Mas a melhor forma de melhor decidir passa por separar as questões e resolvê-las individualmente. Mas sem esquecer que é preciso equacionar o que vai decidir no contexto em que se enquadra o problema.

3. Pedir opiniões

Para se sentir mais seguro na tomada de decisão, nada melhor do que pedir opiniões. Serão certamente diferentes da sua perspetiva, mas até poderão ser complementares.

4. Descartar opções

Depois de refletir sobre o tema e de recolher opiniões, comece a descartar algumas opções. Este é um dos truques para mais rapidamente tomar as melhores decisões.

5. Seguir o instinto

Eliminadas algumas hipóteses, deixe a sua experiência e o seu instinto falarem. Normalmente, são forças que conduzem a decisões acertadas.

6. Dormir bem

Outro truque para tomar melhores decisões é dormir bem. Estudos levados a cabo por neurocientistas permitiram concluir que dormir bem antes de tomar uma decisão importante minimiza o risco.

Além destes truques, veja o que deve fazer antes de tomar decisões.