6 Soft Skills que deve apresentar no trabalho

O que são soft skills? As soft skills são as competências comportamentais e sociais do profissional. Elas são o contrário das hard skills, as competências técnicas. De atitudes a hábitos pessoais, as soft skills podem ser fulcrais para se garantir um emprego: são elas que melhoram o desempenho no trabalho e as perspetivas de futuro profissional.

1. Relacionamento interpessoal

Um dos exemplos de soft skills prezadas pelas empresas é a capacidade de relacionamento interpessoal. Isto permite resolver problemas, com a troca de ideias e esforços.

2. Aprendizagem

É preciso saber ouvir e perceber o que é pedido, aprender com os erros e estar disponível a crescer diariamente no trabalho, já que o trabalho também muda constantemente. Uma das coisas que os recrutadores mais gostam num candidato é a disponibilidade para aprender.

3. Pensamento crítico

Outra soft skill que deve ter no trabalho é a capacidade de pensar nas situações, de medir as suas consequências e de encontrar uma solução eficaz. Esta é uma das 10 soft skills importantes para o futuro.

4. Gestão de trabalho

O trabalhador que estabelece prioridades no trabalho, que planeia e gere o tempo de forma inteligente, também é apreciado pelas empresas.

5. Perseverança

O trabalhador deve ter uma atitude positiva no trabalho. O seu entusiasmo deve também ser acompanhado com uma atitude de resiliência, pois as dificuldades surgem e é preciso manter a motivação para as contornar.

6. Flexibilidade

Deve mostrar ainda a capacidade de adaptação a diferentes cenários e projetos no trabalho. O trabalho está sempre em mutação, logo, os trabalhadores devem saber adaptar-se às situações. Esta é uma das características que os recrutadores mais valorizam.

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