6 Sites que o vão ajudar a gerir melhor o dinheiro

Precisa de dicas de gestão financeira? Para saber onde poupar ou em que investir. Basta ter internet e navegar por alguns destes sites que o vão ajudar a gerir melhor o dinheiro.

Todos Contam

Atento às dificuldades dos portugueses, no que a contas diz respeito, o Banco de Portugal lançou o site Todos Contam, com a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o Instituto de Seguros de Portugal. Integrado no Plano Nacional de Formação Financeira, fornece dicas sobre como planear o orçamento, fazer pagamentos, poupar ou investir.

E para que seja mais fácil chegar à informação que lhe diz respeito, basta selecionar a etapa da vida em que se encontra: se está a estudar, se vai começar a trabalhar ou comprar carro. Se quiser fazer contas para ficar mais esclarecido, também lá tem um conjunto de simuladores.

Portal do Cliente Bancário

Ainda do Banco de Portugal, surge o Portal do Cliente Bancário. Porque gerir melhor o dinheiro também passa por escolher os melhores produtos bancários, aqueles que melhor se adequam ao seu perfil e às suas necessidades.

Aqui encontra informação sobre as diversas operações financeiras e legislação. E ainda pode fazer simulações de taxas de juro, depósitos a prazo ou de créditos.

Boas práticas, boas contas

Basta gerir as contas recorrendo a boas práticas para alcançar maior estabilidade financeira.  A Associação Portuguesa de Bancos desvenda algumas dessas boas práticas, com um objetivo pedagógico, que podem ajudá-lo a gerir melhor o dinheiro.

No Boas práticas, boas contas, vai encontrar receitas para poupar, indicações sobre as compras pela internet, passando pelas idas ao banco e os investimentos, entre outras temáticas.

Saldo Positivo

“O seu dinheiro”, “Poupar”, “Crédito”, “Trabalho”, e “Investir” são os temas genéricos abordados no site da Caixa Geral de Depósitos com o lema “Aprenda a poupar dinheiro”. Só assim obterá um Saldo Positivo.

É este o nome do site que tanto pode ser usado por particulares como pelas empresas. Para os dois tipos de públicos, há notícias, simuladores, guias práticos e até questionários para testar os seus conhecimentos financeiros.

Portal da Juventude

Se é jovem, E-Gerir – Finanças Pessoais é o espaço ideal para encontrar algumas dicas. É uma iniciativa do Portal da Juventude.

Mais do que uma receita sobre como gerir melhor o dinheiro, fornece conceitos básicos sobre gestão financeira, como orçamento, rendimentos, despesas e dicas de poupança. Só um conhecedor desses conceitos poderá saber como gerir o dinheiro.

Gerir e Poupar

“Faz contas à vida” é o desafio da Deco com o site Gerir e Poupar. No fundo, são dois site num só: um para crianças entre os 6 e os 12 anos; outro para maiores de 12. Mas aberto às famílias e escolas que queiram ajudar os mais novos a gerir as suas contas.

É com jogos, animações e vídeo que se explica como gerir a mesada, como usar o dinheiro e se dá a conhecer melhor o Euro e os países onde é usada a moeda única.