6 Regras de etiqueta numa reunião de trabalho

Também existem regras de etiqueta à mesa das reuniões de trabalho. Deve ter em consideração algumas regras essenciais de comportamento numa reunião de trabalho.

1. Apresentar-se aos presentes

Apresente-se e fale com as pessoas antes da reunião sempre que tiver oportunidade. Se necessitar de fazer apresentações no grupo deve começar pelas pessoas mais importantes na empresa. O anfitrião da reunião ou a pessoa de cargo mais importante deve iniciar o aperto de mão, que não deve ser dado sentado.

2. Ser pontual

A pontualidade é exigida em todo o lado. Numa reunião de trabalho não é diferente. O tempo pode até nem ser igual para todos. Seja pontual e não desperdice o tempo dos outros.

3. Desligar o telemóvel

As regras para o uso do telemóvel no trabalho são claras: nada de telemóveis e doutras distrações nas reuniões de trabalho. Só se a reunião estiver dependente de notícias urgentes é que deve levar o telemóvel consigo.

4. Manter a postura

Sente-se sem cruzar pernas e não distraia os outros. Tente ajustar a cadeira de forma a ficar à mesma altura dos restantes presentes. Sentar-se direito confere-lhe seriedade e permite-lhe falar com mais projeção da voz.

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5. Não interromper ninguém

É difícil esperar pela vez de falar e o comentário não se perder no fluxo da conversa mas tente não interromper quem está a falar. Levante o braço ou espere por uma pausa no discurso para dar o seu contributo na reunião.

6. Não comer

Não faça também da mesa de reuniões uma mesa de jantar. Comer na reunião pode fazer barulhos e deixar cheiros que distraem os presentes (que podem estar cheios de fome).

Veja como preparar uma reunião de trabalho.

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