Também existem regras de etiqueta à mesa das reuniões de trabalho. Deve ter em consideração algumas regras essenciais de comportamento numa reunião de trabalho.
1. Apresentar-se aos presentes
Apresente-se e fale com as pessoas antes da reunião sempre que tiver oportunidade. Se necessitar de fazer apresentações no grupo deve começar pelas pessoas mais importantes na empresa. O anfitrião da reunião ou a pessoa de cargo mais importante deve iniciar o aperto de mão, que não deve ser dado sentado.
2. Ser pontual
A pontualidade é exigida em todo o lado. Numa reunião de trabalho não é diferente. O tempo pode até nem ser igual para todos. Seja pontual e não desperdice o tempo dos outros.
3. Desligar o telemóvel
As regras para o uso do telemóvel no trabalho são claras: nada de telemóveis e doutras distrações nas reuniões de trabalho. Só se a reunião estiver dependente de notícias urgentes é que deve levar o telemóvel consigo.
4. Manter a postura
Sente-se sem cruzar pernas e não distraia os outros. Tente ajustar a cadeira de forma a ficar à mesma altura dos restantes presentes. Sentar-se direito confere-lhe seriedade e permite-lhe falar com mais projeção da voz.
Conheça mais dicas de linguagem corporal a usar no trabalho.
5. Não interromper ninguém
É difícil esperar pela vez de falar e o comentário não se perder no fluxo da conversa mas tente não interromper quem está a falar. Levante o braço ou espere por uma pausa no discurso para dar o seu contributo na reunião.
6. Não comer
Não faça também da mesa de reuniões uma mesa de jantar. Comer na reunião pode fazer barulhos e deixar cheiros que distraem os presentes (que podem estar cheios de fome).
Veja como preparar uma reunião de trabalho.
Saiba também como começar uma reunião de trabalho.