É daqueles que deixam as contas para o último o dia e que acabam mesmo por se esquecer dos pagamentos? Tenha então em mente que existem várias razões para pagar as contas mal estas chegam.

1. Obter paz mental

Pagar as contas rapidamente pode não parecer um bom programa mas para não ter nenhuma dor de consciência, o melhor a fazer é mesmo pagar uma conta mal a recebe. O sentimento de não ter de se preocupar com nada é compensador.

2. Manter um bom historial de pagamentos

Se paga despesas com cartão de crédito pode construir um bom historial para o uso do seu cartão. Pelo contrário, o não pagamento a tempo de uma conta só traz desvantagens.

3. Não correr o risco de ficar sem dinheiro

Se deixar acumular as contas a pagar pode correr o risco de não ter dinheiro suficiente na conta para as pagar na altura devida. Mesmo que queira, não consegue pagar, pois colocou-se a si mesmo nesta situação.

4. Evitar perder tempo

Se perder uma conta ou a deitar fora por engano, terá de ter o trabalho de pedir uma nova, desnecessariamente. Ser rápido a pagar as contas é mesmo o melhor.

5. Evitar o corte de serviços

Caso se esqueça de pagar uma conta a tempo e horas ficará sem o serviço que não pagou ou estará sujeito ao pagamento de multas/juros. Nenhum dos dois cenários é desejável.

6. Evitar cair no endividamento

O endividamento começa com o aparentemente simples e inofensivo atraso nos pagamentos. Para evitar cair no endividamento deve tentar pagar as contas mal as recebe. É tão simples quanto isto.

Conheça formas simples de não se atrasar nos pagamentos.

Veja ainda 6 formas de pagar dívidas.